Portugal, país que vai acolher, de 1º a 6 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, é rico em tradições católicas. Conheça algumas delas.

Celebrações da festa de Nossa Senhora de Fátima

O dia de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, é uma data importante para os católicos de todo o mundo, especialmente em Portugal, país onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, em 1917.

O dia 13 de maio, data da primeira aparição, é o dia escolhido para as principais comemorações na cidade de Fátima, situada a cerca de 128 quilômetros a norte de Lisboa.

Um dos momentos mais emocionantes e concorridos é a “Procissão das Velas”, na noite da véspera da festa, quando os fiéis acendem velas e rezam devotamente no longo do santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, localizado na Cova da Iria.

Há também a “Procissão do Adeus”, que acontece no final do dia 13 no mesmo local, altura em que os fiéis e peregrinos se despedem da imagem com lenços brancos.

O santuário de Nossa Senhora de Fátima é visitado todos os meses por centenas de milhares de peregrinos locais e estrangeiros.

Festa de Nossa Senhora do Monte

A Festa da Nossa Senhora do Monte é a celebração com maior impacto religioso na Madeira, principal ilha do arquipélago com o mesmo nome, região autônoma de Portugal situada na costa noroeste de África.

A festividade acontece nos dias 14 e 15 de agosto e atrai romeiros, devotos e público em geral ao santuário nacional de Nossa Senhora do Monte e arredores.

É a festa da padroeira da cidade e, por isso, tem um caráter religioso relevante, que se conjuga com a cultura popular e atividades de lazer.

O santuário nacional é enfeitado com os tradicionais corredores de flores. Na cidade existe uma grande variedade de barracas de comida e venda de doces tradicionais.

A visita a Santarém, local onde ocorreu um milagre eucarístico em Portugal

Católicos locais e de outros países se deslocam todos os anos à cidade de Santarém, a 82 quilômetros a norte de Lisboa, para conhecer o local do milagre eucarístico de 1247, que é considerado, juntamente com a de Lanciano, na Itália, um dos mais importantes da história.

Numerosos estudos e análises foram feitos sobre a relíquia. A hóstia se transformou em carne e o sangue começou a fluir dela.

As espécies eucarísticas sangrentas são conservadas até hoje em um ostensório dentro da igreja de Santo Estêvão, também conhecida como Santuário do Santo Milagre.

Santarém, com cerca de 55 mil habitantes, é uma das três dioceses que acolherá os peregrinos da JMJ Lisboa 2023.

Celebrações da festa de Nossa Senhora dos Remédios

Todos os anos, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, na cidade de Lamego, no nordeste do país, acontece uma grande romaria dedicada a Nossa Senhora dos Remédios.

No dia central, 8 de setembro, acontece a chamada “Procissão do Triunfo”, na qual o andor com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios é transportado em uma carroça decorada puxada por bois.

Mais em

Milhares de pessoas vão às celebrações. Nas semanas anteriores, participam de espetáculos, exposições, concertos, desfiles, festivais, eventos culturais e esportivos.

Tapetes de flores e a Procissão dos Fogaréus

Na vila portuguesa do Sardoal, no centro do país, é tradição celebrar a Semana Santa com tapetes de flores e com a Procissão da Fogueira.

Durante a procissão a iluminação pública é apagada e só há luz de tochas e centenas de lamparinas que são colocadas nas janelas e varandas das casas. As ermidas e igrejas são decoradas com tapetes de flores.

A capela de Nossa Senhora da Conceição, situada na aldeia de Vale das Onegas, no concelho do Sardoal, junta-se todos os anos à tradição em conjunto com a autarquia local.

Confira também: