A Santa Sé publicou hoje (6), o logotipo, o lema e o programa da viagem apostólica do papa Francisco à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro deste ano.

Francisco será o primeiro papa a visitar o país, que faz fronteira com a Rússia e a China. Apenas 1,5 mil dos mais de 3 milhões de habitantes da Mongólia são católicos.

Será a 43ª viagem apostólica do papa Francisco.

A visita foi confirmada em 3 de junho pelo porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni. A Santa Sé divulgou também o programa da viagem apostólica.

O logotipo

O logotipo mostra acima das palavras do lema o mapa da Mongólia, pintado com as cores da bandeira do país (vermelho e azul), que contém uma ger ou yurt, tenda usada pelos nômades nas estepes da Ásia Central, de onde sai uma fumaça amarela para o alto.

Amarelo é a cor do Vaticano. À direita da ger, há uma cruz, e entre estes dois elementos há duas inscrições verticais na língua mongol com o lema: “Esperar Juntos”.

O lema

O lema foi escolhido para enfatizar os dois aspectos da visita apostólica do papa Francisco à Mongólia, que é ao mesmo tempo uma visita de Estado e uma visita pastoral.

"A esperança é uma virtude puramente cristã, mas amplamente partilhada em ambientes não cristãos", diz a descrição.

A palavra "Juntos" mostra a importância da cooperação bilateral entre a Santa Sé e a Mongólia.

A presença do papa Francisco representa um sinal de esperança e incentivo para a pequena comunidade de fiéis cristãos.

O programa

O papa Francisco partirá para Ulan Bator, capital da República da Mongólia, na quinta-feira, 31 de agosto de 2023, às 18h30 (hora de Roma), do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino.

Na sexta-feira, 1º de setembro, às 10h (hora local), chegará ao Aeroporto Internacional de Ulan Bator Chinggis Khaan, onde será a acolhida oficial.

 

No sábado, 2 de setembro, na Praça Sukhbaatar acontecerá a cerimônia de boas-vindas às 9h. Às 9h30, o papa Francisco visitará o Presidente da República, Ukhnaagiin Khürelsükh, no Palácio do Governo.

Às 10h20, ele se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático na sala Ikh Mongol do Palácio do Governo. Na ocasião, ele fará seu primeiro discurso.

Às 11h ele se reunirá com o Presidente do Grande Hural de Estado, Gombojav Zandanshatar, no Parlamento da Mongólia e às 11h10 com o primeiro-ministro, Luvsannamsrain Oyun-Erdene.

Às 16h, ele se encontrará com os bispos, sacerdotes, missionários, consagrados e agentes de pastoral na Catedral de São Pedro e São Paulo, onde fará seu segundo discurso.

Mais em

No domingo, 3 de setembro, às 10h, o papa participará do encontro ecumênico e inter-religioso no Hun Teatre. O papa dará algumas palavras aos presentes.

Às 16h, Francisco vai rezar a missa na Steppe Arena e fará a homilia.

Na segunda-feira, 4 de setembro, o papa Francisco se reunirá, às 9h30, com os agentes da caridade e inaugurará a Casa da Misericórdia. Ele fará um discurso.

A cerimônia de despedida acontecerá no Aeroporto Internacional Chinggis Khaan de Ulan Bator às 11h30 (22h30 em Brasília), com partida por volta das 12h, com chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino por volta das 17h20.

O site oficial da viagem apostólica, ainda em construção, é: https://popeinmongolia.org.

Confira também: