A um mês do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, mais de 663 mil peregrinos iniciaram a inscrição no evento. Desses, 313 mil já pagaram a taxa e estão com a inscrição concluída. 

A JMJ acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal. Segundo os organizadores, a expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas participem do evento internacional.

A JMJ Lisboa 2023 divulgou hoje (30) um balanço, com dados compilados até ontem (29). Segundo os organizadores, os números “estão continuamente a evoluir, e, à semelhança do que aconteceu em anteriores Jornadas Mundiais da Juventude, à medida que se aproxima da data do encontro, assiste-se ao crescimento do interesse e na adesão ao maior encontro do papa com jovens de todo o mundo”.

Até o momento, os 313 mil peregrinos com inscrição concluída são provenientes de 151 países diferentes. Os países com maior número de peregrino que finalizaram a sua inscrição são Espanha, com 58.531 peregrinos; Itália, com 53.803; França, com 41.055; Portugal, com 32.771; e EUA, com 14.435.

Os peregrinos serão acolhidos nas dioceses de Lisboa, Santarém e Setúbal. Dos que finalizaram a inscrição, 70% solicitaram alojamento, totalizando 214.500 peregrinos. Segundo a organização da jornada, até o momento estão identificados mais de 472.926 lugares de pernoite para os peregrinos, 24.198 dos quais em famílias de acolhimento.

Cerca de 90% dos peregrinos solicitou apoio de alimentação, totalizando 289 mil jovens. A JMJ já contratou o fornecimento de quase 3 milhões de refeições.

Sobre os voluntários, até o momento, 32.717 iniciaram o processo de inscrição, dos quais 22.282 concluíram. Eles são provenientes de 143 países diferentes e têm a média de idade de 30 anos. Os organizadores da jornada falam na necessidade de 30 mil voluntários para atender a todos os peregrinos.

Dos voluntários inscritos, 500 são exclusivamente da área de saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros e estudantes do final da licenciatura. Eles assegurarão a prestação de primeiros socorros a todos os peregrinos ao longo da semana do encontro.

A JMJ conta ainda cona inscrição de 737 bispos, 29 dos quais são cardeais. Os países com mais bispos inscritos são Itália, com 113; Espanha, 77; França, com 75; EUA, com 76; e Portugal, 45.

A preparação para a JMJ

A organização da JMJ Lisboa 2023 divulgou também dados sobre a preparação do evento.

Para as celebrações litúrgicas estão sendo produzidos 10 mil paramentos para os sacerdotes e bispos que participarão nas cerimônias religiosas. A fabricação é feita através de parceria Portugal-Itália.

Uma fábrica de burel, um tecido artesanal português feito de lã dos ovinos, foi escolhida para fazer uma faixa que será incluída no paramento principal que o papa Francisco vai usar em Lisboa. Esta será a primeira vez que o burel é usado em uma veste papal. Segundo os organizadores da JMJ, representará “o símbolo da participação do interior do país – e da cultura tradicional portuguesa – nestas celebrações”.

A Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais doou duas toneladas de trigo alentejano para a fabricação das hóstia. A produção está a cargo das irmãs clarissas do Mosteiro do Imaculado Coração de Maria, na Estrela.

No Parque Eduardo VII, que recebeu o nome de Colina do Encontro, acontecerá a missa de abertura celebrada pelo patriarca de Lisboa, cardeal Manuel Clemente, a acolhida ao papa Francisco e a via-sacra, com a presença do papa. O altar-palco neste local é uma obra de responsabilidade da JMJ Lisboa 2023, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa (CML). Custará cerca de 450 mil euros. Terá 24 metros de altura e 40 metros de largura. Para a construção foram descarregadas 170 toneladas de ferro e madeira.

O projeto da Cidade da Alegria, em Belém, inclui uma feira de vocações para apresentação dos vários movimentos e ordens religiosas, uma capela e os 150 confessionários fabricados nas prisões de Paços de Ferreira, Porto e Coimbra. Ao todo, a JMJ Lisboa 2023 pagou 43 mil euros pelos confessionários, incluindo o pagamento do trabalho feito pelos presos.

No Parque do Perdão, onde será administrado o sacramento da reconciliação, há até momento 2,6 mil padres inscritos. As confissões serão nos cinco idiomas oficiais da JMJ Lisboa 2023: português, inglês, francês, espanhol e italiano.

Além dos atos centrais, na semana da JMJ acontecerá o Festival da Juventude. Embora o programa ainda não tenha sido divulgado, o festival já conta com um total de 480 eventos, que acontecerão em 100 locais de Lisboa, Cascais, Oeiras e Loures. O festival inclui a projeção de 15 filmes, 10 peças de teatro, 10 exposições, 55 eventos religiosos e de encontro, seis grupos de dança, 38 conferências e dois torneiros esportivos da JMJ Sports. Os eventos estão sob a responsabilidade de grupos de 57 países diferentes.

Confira também:

Mais em