O dicastério para os Bispos completou uma investigação formal do bispo de Tyler, Texas, dom  Joseph E. Strickland segundo relatos da mídia confirmados pela EWTN News.

 

O inquérito, conhecido como visitação apostólica, marca uma rara, mas não inédita, intervenção de Roma em uma diocese americana e sugere uma possível ação disciplinar contra Strickland. O bispo é visto como campeão da guerra cultural por muitos conservadores dos EUA por sua defesa firme dos nascituros, do casamento, da liturgia tradicional em latim e da ortodoxia católica.

Bispo de Tyler desde 2012, Strickland, de 64 anos, foi criticado por posts considerados inapropriados para um proeminente bispo americano. Em um desses, em sua conta de Twitter, no dia 12 de maio sugere que o papa Francisco estaria “minando o Depósito da Fé”.

 

Como alguém que não gosta de ser um espectador passivo, o bispo recentemente teve um papel importante em uma procissão eucarística e movimento de oração em Los Angeles em 16 de junho. O evento foi um protesto contra a decisão do time de beisebol Dodgers de homenagear um grupo anticatólico de drag queens no jogo anual da “noite do orgulho” homossexual do time.

 

Aplaudido por sua liderança em alguns círculos por se unir ao protesto contra os Dodgers, Strickland foi acusado de quebra de protocolo eclesiástico. A arquidiocese de Los Angeles, que condenou as ações dos Dodgers, enfatizou em um comunicado que não deu “apoio ou aprovação” para o movimento [de oração].

 

Em 21 de junho, Strickland criticou o instrumentum laboris para o Sínodo da Sinodalidade publicado pela Santa Sé que sugere que o sínodo debata ordenação de diaconisas, fim do celibato sacerdotal e maior inclusão de homossexuais.

 

“É uma farsa que essas coisas estão sendo propostas para discussão. Rezo para que todos que realmente conhecem Jesus Cristo não sejam enganados por esse caminho”, tuitou Strickland. “O Evangelho convida todos ao arrependimento e à santidade, se não houver arrependimento as barreiras à santidade permanecem”.

 

Notícias sobre a investigação da Santa Sé começaram a circular entre veículos católicos no último sábado (24), citando fontes anônimas familiarizadas com a questão.

 

Segundo uma fonte na diocese que falou com a EWTN News, a visitação apostólica consistiu de entrevistas com clérigos diocesanos e leigos durante a semana que antecedeu uma reunião com o próprio Strickland no sábado (24).

 

Gerald Kicanas, bispo emérito de Tucson, no Arizona, e o bispo de Camden, em Nova Jersey, Dennis Sullivan, conduziram o inquérito.

 

Segundo a fonte, o processo abordou o uso das redes sociais pelo bispo mas também faz perguntas relacionadas à direção da diocese.

Mais em

 

O mandato de Strickland tem indicadores positivos. Atualmente, 21 homens estão em formação sacerdotal para o território de apenas 55 mil católicos, uma quantidade de seminaristas por católico consideravelmente maior do que em outras dioceses dos EUA. A diocese também estaria em um bom momento financeiro, exemplificado em parte por conseguir arrecadar 99% de sua meta de US$ 2,3 milhões em 2021 seis meses antes do previsto.

O caminho a seguir após a visitação apostólica é incerto. Uma fonte descrita como próxima a Strickland contou ao site de notícias católico The Pillar que o bispo “não quer fazer muito alarde” da visitação. Segundo um padre, os visitadores “já estavam se perguntando quem seria um bom substituto para substituir [Strickland]”.

 

Segundo o dicastério para a Doutrina da Fé, uma visitação apostólica é “uma iniciativa excepcional da Santa Sé” que envolve um visitante ou visitantes enviados para avaliar uma instituição eclesiástica, como um seminário, uma diocese, ou uma ordem religiosa, por ordem do papa.

 

Segundo um glossário de termos do dicastério, “visitações apostólicas têm o objetivo de ajudar o instituto em questão a aprimorar a forma na qual exerce sua função na vida da Igreja.”

 

O papa pode dar início a visitações apostólicas por toda a Igreja universal em sua capacidade como pontífice.

 

O escopo e capacidades de uma visitação apostólica específica são determinados pelo mandado dado e se concluem quando o delegado responsável envia um relatório formal escrito à Santa Sé.

 

Confira também: