“Jovens do mundo inteiro têm nas suas intenções experienciar Fátima”, disse em novembro do ano passado o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar. Para viver esta experiência, a fundadora e coordenadora geral do projeto Raízes de Fátima, a brasileira Eliana Oliveira, garante que é essencial “ao menos rezar o terço na Capelinha das Aparições”.

“Eu até diria um terço e uma missa, mas é essencial participar de um terço, que foi o único pedido transversal nas aparições de Fátima: rezem o terço todos os dias. O terço é na capelinha, que é no local onde Nossa Senhora apareceu, onde estão a imagem e as raízes da árvore sobre a qual ela aparecia”, disse Eliana Oliveira à ACI Digital.

O projeto Raízes de Fátima foi fundado por Eliana em 2017, ano do centenário das aparições e quando o papa Francisco esteve no santuário de Fátima e canonizou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, com os quais a brasileira tem um parentesco.

“Minha família é toda de Fátima. Meus pais são portugueses, minha mãe era vizinha da Lúcia, nasceu ao lado da casa dela e meu pai a uns quilômetros de Aljustrel. Então, toda a história da minha vida está ligada com a Fátima”, disse, destacando que pelo lado da família materna, mesmo com “mais de um século que nos separa”, ainda tem “parentesco com a Jacinta e o Francisco”.

O Raízes de Fátima faz visitas guiadas ao santuário de Fátima, a Aljustrel, na aldeia dos pastorinhos, e caminhadas de curta e longa duração. Além disso, faz um trabalho on-line com cursos, formações, lives semanais e conteúdo gratuito, como e-books, via-sacra, orações.

Segundo Eliana Oliveira, a poucos dias da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vive-se em Fátima a expectativa para a chegada de um grande número de peregrinos.

A JMJ acontecerá em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. Mas, de 26 a 31 de julho, peregrinos do mundo todo participarão dos Dias nas Dioceses, sendo acolhidos em diferentes dioceses portuguesas, incluindo a de Leiria-Fátima. Além disso, mesmo após a jornada, espera-se que muitos peregrinos visitem Fátima.

Roteiro

Para quem for passar por Fátima nesses dias, Eliana Oliveira sugeriu um pequeno roteiro. Segundo ela, o que um peregrino “não pode perder em Fátima” é a visita ao santuário, “as duas basílicas, a basílica da Santíssima Trindade e a basílica de Nossa Senhora do Rosário, e a Capelinha das Aparições”.

“Realmente não posso deixar de sugerir que os jovens rezem o terço junto à Capelinha das Aparições, local onde o santuário organiza durante o dia a oração do terço em horários diversos. Claramente, participar de uma missa no santuário seria outra de nossas sugestões”, disse.

Museus

Lembrou ainda que dentro do santuário há os museus que podem ser visitados. “São muito impactantes. A exposição temporária agora fala sobre o Rosário e temos a exposição permanente Fátima Luz e Paz”, disse.

A casa dos pastorinhos

Eliana Oliveira disse que uma “visita que complementa a experiência no santuário de Fátima” é a “Aljustrel, a aldeia dos pastorinhos”. O local fica a cerca de 2,5 quilômetros do santuário. “Podem ir de transporte ou a pé, através de um caminho de introspecção e oração na via-sacra que se encontra no caminho dos pastorinhos”.

Em Aljustrel, é possível visitar a casa dos pastorinhos. A coordenadora do Raízes de Fátima disse que essa visita costuma ser “impactante” para os “mais jovens”, pois “são casas sem luz, sem água, pequenas, que não têm essa ideia de individualidade, pois era tudo junto o tempo todo, às vezes, três ou quatro dormiam na mesma cama”.

Aparição do anjo

Eliana Oliveira sugeriu para visitas são “o Poço do Arneiro e a Loca do Cabeço, onde o anjo apareceu aos pastorinhos de Fátima em 1916”.

Aparição fora de Fátima

Valinhos é o “local onde Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos a 19 de agosto de 1917, a única aparição das seis que não aconteceu no santuário de Fátima”. Sobre Valinhos, ressaltou que considera “muito interessante” visitar, pois a aparição ali aconteceu “justamente em agosto, o mês da JMJ”.

Colo de mãe

Mais em

Por fim, Eliana Oliveira afirmou que “o jovem em Fátima vem buscar o colo de Mãe”. “Como Ela mesma disse aqui: que seu Imaculado Coração é um refúgio e caminho. Essa é minha frase preferida de Fátima, quando Ela se coloca como caminho que nos leva até Deus”, disse, lembrando o tema da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Ela partiu apressadamente, fez o seu caminho também. Aqui em Fátima, convida-nos a fazer este caminho até Deus, de mãos dadas com Ela. Portanto, acho que não só os jovens, mas todos nós temos muito que aprender com Fátima, com essa mensagem de amor que é tão poderosa e já converteu milhões de pessoas no mundo inteiro”, concluiu.

Confira também: