O papa Francisco recebeu em audiência hoje (21) no Vaticano o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a Santa Sé, foi um encontro cordial, durante o qual “manifestou-se o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando-se a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum”.

Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, chegaram ao Vaticano por volta das 14h30 (hora local, 9h30 no horário de Brasília) e foram recebidos pelo papa “no ambiente anexo à Aula Paulo VI”.

Segundo comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, no encontro “houve uma troca positiva de pontos de vista sobre a situação sociopolítica da Região e foram abordados alguns temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente”.

Lula postou fotos do encontro em suas redes sociais e agradeceu “o papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”.

Durante a audiência, o papa Francisco presenteou Lula com a Mensagem para a Paz deste ano, o documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, pela editora da Santa Sé, Libreria ed Editrice Vaticana, e o baixo-relevo em bronze "A paz é uma flor frágil".

Em vídeo postado nas redes sociais de Lula, Francisco mostra o baixo-relevo ao presidente e diz: “Estamos em tempo de guerra e a paz é muito frágil”.

O presidente Lula deu ao papa uma gravura da Sagrada Família, de autoria do artista pernambucano J.F. Borges. E a primeira-dama Janja presenteou Francisco com uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

“Recebendo as bençãos do Papa Francisco e entregando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia e que anualmente atrai peregrinos de todo o Brasil para uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré. Aproveitamos o encontro para convidar o Papa a participar das festividades deste ano, que acontece em outubro, em Belém”, escreveu Janja em suas redes sociais.

No sábado (17), quando esteve em Belém (PA), Lula disse que convidaria o papa Francisco para acompanhar o Círio de Nazaré.

A visita de Lula ao papa acontece no contexto da viagem internacional que presidente faz à Itália e França, onde participará de uma conferência climática para um novo pacto global de financiamento promovida pelo presidente francês Emmanuel Macron entre os dias 22 e 23 de junho.

Antes da audiência com Francisco, Lula esteve com o presidente da Itália, Sergio Mattarella. Depois de se reunir com o papa, seguiu para um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Confira também:

Mais em