“Acredito que nós, nestes tempos modernos, perdemos o sentido da adoração, precisamos recuperar o sentido de adorar em silêncio, adorar”, disse o papa Francisco hoje (19) ao receber os membros do Comitê Organizador do próximo Congresso Eucarístico Nacional nos EUA.

O papa disse no início de seu discurso que durante a missa que celebrou na manhã de hoje (19) pensou que o Corpo de Cristo é “o que nos dá a vida”.

“A Eucaristia é a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira: nela, o próprio Cristo está realmente em nosso meio para nos nutrir, consolar e sustentar em nossa jornada”, disse.

O papa Francisco lamentou que hoje às vezes, entre nossos fiéis, alguns acreditam que a Eucaristia seja mais um símbolo do que a presença real e amorosa do Senhor".

O papa Francisco espera que o Congresso Eucarístico "inspire os católicos de todo o país a recuperar o senso de maravilha e encantamento por esse grande dom que o Senhor nos deu e a passar tempo com Ele na celebração da Santa Missa, bem como na oração pessoal e na adoração ao Santíssimo Sacramento”.

A Adoração ao Santíssimo “é uma oração que perdemos. Poucas pessoas sabem o que é isso e vocês, bispos, devem catequizar os fiéis para a oração de adoração e, com a Eucaristia, se deve fazer assim”.

Francisco falou da “necessidade de promover as vocações ao sacerdócio, porque, como disse são João Paulo II: 'não existe Eucaristia sem Sacerdócio'. São necessários sacerdotes para celebrar a Santa Eucaristia”, disse o papa Francisco.

Para o papa, o Congresso Eucarístico pode ser “uma oportunidade para que os fiéis se comprometam com um zelo cada vez maior para serem discípulos missionários do Senhor Jesus no mundo”.

“Na Eucaristia encontramos Aquele que se doou inteiramente a nós, que se sacrificou para nos dar a vida, que nos amou até o fim. Só nos tornamos testemunhas confiáveis da alegria e da beleza transformadora do Evangelho reconhecendo que o amor celebrado no Sacramento nem sempre pode ser guardado para nós, mas exige ser compartilhado com todos”.

"A Eucaristia nos impele a um amor fortemente comprometido com o próximo, porque não podemos realmente entender e viver seu significado se mantivermos nossos corações fechados para nossos irmãos e irmãs, especialmente por aqueles que são pobres, sofredores, exaustos ou perdidos na vida".

Francisco pediu para visitar “os idosos, que são a sabedoria de um povo, e os doentes, que são a figura de Jesus sofredor”.

Para o papa, o Congresso Eucarístico representa “um momento significativo na vida da Igreja nos Estados Unidos”.

“Que tudo o que vocês façam seja uma ocasião de graça para cada um de vocês e dê frutos para acompanhar os homens e as mulheres de seu país rumo ao Senhor: Ele, com sua presença entre nós, reaviva a esperança e renova a vida”.

Finalmente, confiou os presentes "à materna intercessão de Maria Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos" e ofereceu as suas orações.

Para reacender a devoção à Eucaristia, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) lançou uma iniciativa de reavivamento de três anos, terminando em um Congresso Eucarístico Nacional em Indianápolis, de 17 a 21 de julho de 2024.

Desde 2021, foram desenvolvidos novos materiais de ensino, formação para líderes diocesanos e paroquiais, o lançamento de um site e o envio de uma equipe especial de 50 padres que viajarão pelo país para pregar sobre a Eucaristia.

Confira também:

 

Mais em