Diante de um grande número de suicídios entre  jovens, um polonês e o seu grupo de oração, criaram o "pray4teens", um site que permite que um jovem que sofre de depressão e que pode ter pensado em acabar com sua vida seja adotado espiritualmente.

Krzysztof Gawrysiak, empresário do setor de tecnologia, e os membros do grupo de oração polonês "Palnik" dizem que não são eles os fundadores desse projeto, mas Deus, "que colocou essa ideia em nossos corações" para rezar por todos os adolescentes que estão na escuridão.

De passagem por Roma no dia 4 de maio, poucas horas antes de serem recebidos pelo papa Francisco no Vaticano, falaram com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, sobre este projeto, que concretiza aquela frase de são João Paulo II: "Aos que não rezam por falta de tempo, o que falta não é tempo, mas amor”.

O começo

A ideia de criar o site surgiu de um retiro organizado por seu grupo de oração na Polônia. A última missa, celebrada por 600 sacerdotes, contou com a presença de cerca de 40 mil jovens com idade média de 17 anos.

No final da cerimônia, disse Krzysztof Gawrysiak à ACI Prensa, dois adolescentes se aproximaram deles e compartilharam "seu testemunho, que foi de partir o coração".

“Chorando, eles agradeceram a organização e disseram que mudou suas vidas. Esses adolescentes foram convidados acidentalmente para a reunião de oração, pois naquele mesmo dia eles planejavam acabar com suas vidas”, lembrou.

Foi a primeira vez que os membros do grupo de oração tomaram consciência desta realidade: “que os jovens possam verdadeiramente acabar com a sua vida”.

Em dezembro de 2022, “um amigo nosso perdeu o filho de 16 anos. Ele estava deprimido, estava lutando com uma situação na escola... infelizmente ele se enforcou e cometeu suicídio”.

Essa tragédia, aliada a preocupantes estatísticas de suicídio entre os jovens, foi o que os levou a criar “pray4teens” no final de janeiro de 2023.

“É por isso que decidimos fazer uma campanha social, nos perguntando o que poderíamos fazer como cristãos, como pessoas que seguem Jesus. Conhecemos o poder da oração, a forma mais fácil e poderosa de enfrentar esta situação”.

“Pedimos a Deus e oramos para que ele nos mostrasse o caminho a seguir. Foi Deus quem nos incentivou a fazer esse projeto simples, mas poderoso. Ele colocou no nosso coração a ideia da oração individual e sentimos a necessidade de promover uma adoção espiritual”.

Como funciona o “pray4teens”?

Para os idealizadores desta iniciativa de oração, a beleza do projeto está "na simplicidade".

Existem duas opções. Por um lado, permite “adotar” espiritualmente um jovem que pediu ajuda. “Na sua consciência, você escolhe o tipo de oração, a duração e, como não divulgamos os nomes dos jovens para privacidade, também incentivamos a escolha de um nome aleatório”, diz Gawrysiak.

A outra opção é pedir que rezem por alguém que está passando por uma depressão ou o próprio jovem também pode pedir ajuda. "Estamos recebendo muitas mensagens todos os dias, que são de partir o coração".

“A maioria costuma ser mensagens como ‘Estou cortando meus pulsos, por favor, reze por mim. São muitas mensagens assim”, lamenta o empresário polonês.

Ele contou que para a elaboração da página, eles consultaram psicólogos e juízes sobre como abordar e explicar tema no site. “É um tema muito delicado e temos que entender qual é a mensagem que queremos passar para os jovens que estão lutando”.

“São centenas de jovens que nos pedem ajuda e, como próximo passo, gostaríamos de oferecer apoio psicológico e psiquiátrico. Temos um telefone para onde eles podem ligar e pedir oração, e também gostaríamos de oferecer ajuda psiquiátrica no futuro, de alguma forma”, diz Gawrysiak.

Sendo uma iniciativa global que pretende abranger todos os países que sofrem com esta realidade, “temos de trabalhar com psicólogos em cada nação. Por isso é um projeto muito complexo e, para realizá-lo, colocamo-nos à escuta do Espírito Santo”.

Mais em

O poder da oração

Segundo Krzysztof Gawrysiak, "a oração é a forma mais bonita de conversar com Deus, e Ele responde, e nós temos as provas, temos inúmeros exemplos e testemunhos do poder da oração e de como este projeto já ajudou muitos jovens”.

“Oramos por sua cura e também os incentivamos a consultar um médico. Se o jovem experimenta tal escuridão, rezamos para que isso termine e também para chegar à raiz do problema. Não o resolvemos imediatamente. É preciso refletir, entender o problema e ver como evitar que aconteça novamente ou como posso ajudar outro jovem”.

“Os jovens são responsáveis ​​por criar mudanças. Podem rezar uns pelos outros. Não é uma mudança global, é uma mudança que um jovem pode fazer no seu grupo de amigos, nas suas famílias”, diz.

Encontro com o papa Francisco

Durante a audiência no Vaticano, que aconteceu na quinta-feira (4), eles contaram ao papa Francisco sobre como funciona o projeto e falaram que querem divulgá-lo na Jornada Mundial da Juventude de 2023. Segundo disse Gawrysiak à ACI Prensa, o papa “ficou muito interessado e disse que falaria sobre isso em Lisboa”

Estatísticas alarmantes

Segundo Gawrysiak, 1 em cada 5 jovens sofre de depressão “por motivos como as consequências da Covid, divórcios ou problemas familiares”.

“Na Polônia, no ano passado, onde vivem 37 milhões de pessoas, houve 20 mil tentativas de suicídio não registradas, segundo várias estatísticas, de jovens com menos de 18 anos”, diz.

Esses casos não são registrados porque a polícia não se apresentou nem foi chamada nenhuma ambulância. Por esse motivo, os especialistas alertam que "para cada tentativa de suicídio registrada, pode haver até 10".

“E em todas as nações é mais ou menos a mesma situação. Na Itália, onde a população é o dobro, podemos falar de 40 a 45 mil tentativas de suicídio em 2022”.

Segundo um relatório publicado em outubro passado pela United Health Foundation, os suicídios entre adolescentes americanos de 15 a 19 anos aumentaram 29% na década anterior, enquanto a taxa entre aqueles de 10 a 24 anos aumentou quase 60% entre 2007 e 2018, segundo um relatório recente divulgado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Confira também: