O papa Francisco iniciou hoje (28) a sua 41ª viagem apostólica com uma visita à Hungria, onde ficará até o domingo (30).

Durante a viagem, o papa teve oportunidade de saudar os jornalistas que o acompanham, tomar o café-da-manhã e tirar algumas fotografias com a tripulação.

Depois de um voo de menos de duas horas que cruzou a Itália e a Croácia antes de chegar à Hungria, o avião papal pousou no aeroporto internacional Ferenc Liszt de Budapeste, capital do país, às 10h (5h no horário de Brasília).

O núncio apostólico na Hungria, dom Michael W. Banach, e o embaixador junto à Santa Sé do país húngaro, Eduard Habsburg-Lotharingiai, subiram no avião para saudar o papa Francisco

O papa desceu do avião por um elevador, não pelas escadas. No caminho até as autoridades, a sua dificuldade para caminhar era evidente, apoiado em uma bengala, embora tenha se recusado a usar uma cadeira de rodas disponível para a ocasião.

Ao chegar onde esperava o comitê de boas-vindas, o papa cumprimentou o vice-primeiro-ministro da Hungria, Zsolt Semjen, encarregado, entre outros assuntos, da política eclesiástica e da diplomacia no governo de Viktor Orbán.

Duas crianças vestidas com trajes tradicionais húngaros deram ao papa pão e sal como gesto de boas-vindas.

Perto do avião também esperava um grupo de crianças que recebeu o papa com as bandeiras da Hungria e do Estado do Vaticano. Um deles deu de presente um boneco de um papa que Francisco abençoou já dentro do veículo com o qual saiu do aeroporto rumo ao Palácio de Sándor, sede da Presidência da República.

 

À chegada ao local, após meia hora de viagem por estrada, aconteceu uma cerimônia de boas-vindas na qual foram homenageadas as bandeiras e interpretados os hinos nacionais, fazendo as honras de Estado ao papa Francisco.

 

As autoridades se aproximaram do local onde o papa ficou sentado durante a cerimônia para prestar suas homenagens.

Dentro do Palácio, o papa Francisco teve um encontro privado com a presidente da República, Katalin Novák, que convidou o papa a assinar o Livro de Honra, dirigindo-se a ele em espanhol. As autoridades húngaras ofereceram ao papa uma poltrona e uma mesa para que deixasse por escrito a sua mensagem ao povo húngaro.

Sempre se dirigindo ao papa em espanhol, a presidente Novak presenteou Francisco com alguns presentes, entre os quais uma cópia da Constituição húngara do ano 2011, que contém "valores fundamentais como a família ou o valor da vida [humana]". O papa Francisco respondeu: “Uma bela carta de identidade”.

Como gesto de misericórdia por ocasião da presença do papa no país, a presidente indultou sete pessoas condenadas por terrorismo e outros crimes, entre elas o ativista György Budaházy.

O papa Francisco presenteou a presidente com uma reprodução em inglês de suas exortações apostólicas, entre as quais mencionou especificamente "Laudato si" e "Fratelli tutti", além de algum objeto religioso. A presidente Novak gostou de ter os textos em inglês para poder lê-los melhor.

Novák teve então a oportunidade de apresentar o marido e os três filhos ao papa Francisco.

Por volta de 12h(7h no horário de Brasília) houve um breve encontro com o primeiro-ministro, Viktor Orbán, que trocou algumas palavras com o papa:

"Na história da nossa pátria, o fato de você ter vindo nos ver é um momento maravilhoso e não somos apenas gratos. Isso representa para nós uma confirmação, um apoio. Lutamos para preservar o caminho do cristianismo e isso é uma batalha muito difícil na situação atual da Europa e com esta guerra que clama pela paz”.

A seguir, o papa Francisco foi ao antigo convento carmelita onde se encontrou com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático.

Mais em