Uma escultura hiper-realista de Jesus, trabalhada ao longo de seis anos pelo artista católico peruano Walt Wizard, pseudônimo de Walter Huamán, foi apresentada ontem (5) oficialmente em Lima, capital do Peru.

“Como artista, agradeço a Deus porque nada é possível sem Ele. Agradeço aos artistas que me acompanharam para recriar Jesus da forma mais fiel possível. O que faço é a arte a serviço da fé”, disse Wizard à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, ontem (5).

"Eu pedia a Deus que me desse um sinal quando estivesse preparado e chegou o momento", acrescentou.

A estátua foi inaugurada em 5 de abril às 11h (hora local) na igreja de Santo Antônio de Pádua, no bairro Jesús María de Lima.

Diego López Marina / ACI Prensa

O local contou com a presença de dezenas de fiéis, jornalistas, padres e do bispo auxiliar de Lima, dom Ricardo Rodríguez, que abençoou a estátua ao final da apresentação.

Wizard disse que para a criação da escultura "foram necessários muitos anos de pesquisa".

A ideia do projeto nasceu há seis anos, quando descobriu "uma imagem 3D reproduzida pelo artista americano Ray Downing, na qual era possível ver como poderia ter sido o rosto de Cristo a partir do registro do Santo Sudário de Turim, de estudos e de base científica.

Em sua pesquisa, o artista peruano fez muitas entrevistas com especialistas, entre eles Rafael de la Piedra, membro do Centro Mexicano de Sindonologia, com o objetivo de recriar fielmente outros detalhes como cabelo, barba, cílios, entre outros.

Wizard também procurou especialistas de outros Centros de Sindonologia do Sudário na Espanha e na Itália.

“As evidências do Sudário são contundentes e, com essa certeza, tive mais força para recriar e colocar a arte a serviço da fé, da educação, da cultura e para evangelizar aquelas pessoas que não conhecem Cristo ou pensam que é uma fábula”, disse ele.

A estátua, disse Wizard, foi feita de silicone de grau médico, que "é o material mais próximo da pele humana que existe até agora".

Foram usados ​​cílios, barbas e cabelos reais, e as roupas foram trazidas do Oriente Médio.

Diego López Marina - ACI Prensa

O objetivo de apresentar esta obra na Semana Santa, disse Wizard, é que os cristãos “reflitam sobre o que podemos fazer pelos nossos semelhantes, seguindo o caminho de Cristo, que deu a vida por nós”.

“Acho que a Semana Santa é um momento ideal para perdoar, contribuir de alguma forma com a humanidade e se aproximar de algumas pessoas que estão um pouco distantes, que estão na escuridão”, disse ele.

Rosa Montes, paroquiana que assistiu à apresentação, disse à ACI Prensa que se sentiu "extremamente comovida" ao ver a obra.

“Na verdade, eu o vejo como um ser vivo e me emocionou muito. Sinto que, na verdade, foi Deus quem trouxe. É isso que eu sinto", acrescentou.

Mais em

Diego López Marina - ACI Prensa

Outra paroquiana, María Asunción, também disse que ficou emocionada. “Eu me sinto assim no fundo do meu ser, porque realmente me impressionou. Parecia que o Senhor estava ali, estava ali na minha frente”.

A escultura hiper-realista de Jesus ficou na paróquia de Santo Antônio de Pádua só ontem (5), e em breve fará parte de uma exposição maior chamada "Jesus, vida e paixão", que percorrerá vários países do mundo.

Confira também: