Após três anos de restrições impostas para evitar contágio de covid-19, o início da Semana Santa foi vivido com grande entusiasmo em vários países do mundo, inclusive em lugares onde os cristãos são minoria e sofrem perseguições.

No Oriente Médio

Em Jerusalém, os Franciscanos da Custódia da Terra Santa conduziram uma grande procissão com a participação de muitos fiéis, que cantaram e dançaram com entusiasmo. 

A minoria católica no Líbano celebrou a missa no Domingo de Ramos na Igreja greco-católica de Beirute. O clero saiu com ramos, seguido por muitas famílias. Os sinos tocaram.

América latina

Em vários lugares da América Latina, os protagonistas do início da Semana Santa foram as crianças. Na Cidade do México, as crianças que participam da catequese organizada pela igreja de São Tiago Apóstolo de Tlatelolco representaram uma via sacra no átrio do templo. Todos se vestiram como na época de Jesus, e a criança que representou Jesus carregou a cruz.

Na cidade de Caripito, no nordeste da Venezuela, estudantes de várias instituições encenaram a subida de Jesus ao Monte Calvário.

Em Cúcuta, na fronteira da Colômbia com a Venezuela, as crianças do Colégio Seminário Menor Diocesano São José acompanharam a procissão de Nossa Senhora das Dores rezando o terço.

Na Ásia

Na cidade de Manila, Filipinas, um padre percorreu um longo tapete abençoando os ramos de muitos participantes. Em declarações à Associated Press (AP), o padre Virgilio Del Mundo Jr., pároco do Santuário Nacional de Nossa Senhora dos Desamparados, em Santa Ana, disse que o povo foi comemorar a entrada vitoriosa de Cristo, reavivando a sua fé “sem duvidar”.

Na Índia, centenas de fiéis foram às ruas da cidade de Chennai. Crianças, jovens e adultos saíram com os seus ramos até a igreja católica local, onde participaram de uma missa solene.

África

Na Nigéria, um dos países onde terroristas muçulmanos massacram católicos e frequentemente sequestram padres, paroquianos da cidade de Lagos saíram em procissão. As imagens divulgadas pela agência de notícias Associated Press (AP) mostram pais com seus filhos caminhando pelas ruas em direção à catedral de Santa Cruz.

O padre Raymond Emedo disse à AP que eles reconhecem Jesus como seu rei. “Portanto, sair em procissão é a nossa maneira de saudá-lo e anunciá-lo ao mundo e apresentá-lo como nosso Messias”.

Mais em

Em Abidjan, Costa do Marfim, muitos fiéis levaram ramos para a bênção dada pelo padre Eric Miami Konan. O Domingo de Ramos é "a entrada de Jesus no coração de cada um de nós", disse Konan à AP.

Europa

Entre dezenas de procissões históricas cheias de fé na Espanha, a tradicional procissão da Borriquita (burriquinha), aconteceu na cidade de Ávila. É uma imagem de Cristo sentado em uma fêmea de burro que é carregada em cima de um andor. Tudo isso animado por uma banda de música.

La Borriquita também saiu nas ruas de Madri a partir da catedral da Almudena e contou com a presença do cardeal Carlos Osoro.

Em Aquila, Itália, muitos ramos de oliveira foram colocados numa mesa dentro da basílica de Santa Maria di Collemaggio. O cardeal Giuseppe Petrocchi, arcebispo do lugar, os abençoou e foram distribuídos aos fiéis.

Confira também: