Entre 2 e 3 de janeiro, mais de 135 mil pessoas passaram pelos controles de segurança em ambos os lados da Via della Conciliazione, a rua que leva à basílica de São Pedro, onde está o corpo de Bento XVI, morto em 31 de dezembro.

Cardeais, freiras, padres, políticos, jornalistas e fiéis leigos de todo o mundo se reúnem para se despedir do papa.

A ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, conversou com peregrinos, como os padres brasileiros Michael Rodriguez e Jorge Rodriguez, que viajaram do Brasil para participar no funeral do papa Emérito.

Padre Michael Rodríguez e Padre Jorge Rodríguez. Crédito: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

Ao entrar na basílica, eles deixaram diante de Bento XVI “os pedidos de nossa paróquia e nossas intenções pessoais para que possa interceder por nós”. Para esses padres brasileiros, o papa emérito significa "riqueza espiritual e teológica".

Daniela e seu filho Mateo foram da Nicarágua para Roma e disseram à ACI Prensa que poder se despedir de Bento XVI “foi uma bela oportunidade e nos sentimos muito abençoados”.

Família da Nicarágua em Roma. Crédito: Daniel Ibáñez (ACI Prensa)

"Pedimos a Bento pela paz na Nicarágua, pois são tempos difíceis para nosso país e para toda a América Central", disse Daniela.

Inumantilla é colombiana e mora na Itália há 25 anos. Fazendo fila para entrar na basílica, rezou à Virgem pela alma do papa emérito. "Quando entrei pedi paz e serenidade para as famílias", disse.

Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

A colombiana em Roma define Bento como "sabedoria e humildade".

“É uma sensação maravilhosa estar neste lugar. É algo muito importante a nível global, mas a nível pessoal ainda mais. Eu senti uma grande profundidade. Vê-lo lá é uma sensação muito difícil de descrever", disse ela.

Para esta colombiana, Bento XVI é “sabedoria e humildade, que faz tanta falta para todos”.

Para as freiras italianas, irmã Pía e irmã Maria Bertila, Bento XVI as ajudou a “ter serenidade, tranquilidade e disponibilidade”.

Irmã Pía e Irmã Maria Bertila. Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

“Só com o seu rosto e o seu sorriso nos transmitia serenidade, e também com simplicidade, sem tantos discursos difíceis. Com duas palavras já ajudava”, disseram.

Mais em

Pediram que Bento XVI olhe “para esta humanidade que corre desenfreada e que chegue a paz onde há guerra. Rezamos também por tantas almas perdidas e que não sabem o que responder quando chega a hora do juízo”.

A família Ramírez do México estava visitando Roma quando soube da morte do papa emérito, então decidiram adiar seu retorno à Cidade do México.

Família mexicana prolonga estadia em Roma para se despedir de Bento XVI. Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

Eles contaram à ACI Prensa que ao entrar “a primeira coisa que fizemos foi rezar pela Igreja”.

Em sua primeira visita a Roma, esta mãe e sua filha de Querétaro, México, puderam entrar na basílica para se despedir de Bento XVI. "É algo único e oramos para que Deus o receba em sua glória", disseram elas.

Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

Naldo, da Guatemala, pediu a intercessão do papa emérito no diálogo entre as pessoas, já que “Bento durante seu pontificado também ajudou o diálogo e a paz entre nós”, disse.

Naldo, da Guatemala. Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

Santinho que os peregrinos recebem na capela funerária de Bento XVI. Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

Para uma família da Bolívia, poder se despedir de Bento XVI “é algo impactante, muito impressionante”.

Entre eles estava a ex-embaixadora da Bolívia em Londres, Beatriz Zubirón, que, emocionada, disse à ACI Prensa que durante seu tempo como representante diplomática pôde se encontrar com Bento XVI durante uma visita de Estado.

Família da Bolívia em Roma. Crédito: Daniel Ibáñez/ACI Prensa

“Foi um encontro muito emocionante, era uma pessoa que irradiava bondade. Foi emocionante conhecê-lo em Londres e me despedir dele em Roma”, disse.

Confira também: