Bento XVI morreu no sábado, 31 de dezembro, às 9h34 (5h34 no horário de Brasília). As últimas palavras que ele disse foram pronunciadas em italiano “Signore, ti amo!” (Senhor, eu te amo), contou o seu secretário pessoal, dom Georg Ganswein.

Ao contrário da morte de são João Paulo II em 2005, a morte do papa emérito não foi anunciada na praça de São Pedro nem houve repicar de sinos. A confirmação de sua morte foi dada pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Bruni disse aos jornalistas que "seguindo o desejo do papa emérito, o funeral será celebrado sob o signo da simplicidade", e disse que será um "funeral solene, mas sóbrio".

"O pedido expresso do papa emérito é que tudo seja simples, tanto no que diz respeito ao funeral, como nas demais celebrações e gestos durante este tempo de dor", acrescentou.

Após sua morte, os restos mortais de Bento XVI ficaram no mosteiro Mater Ecclesiae, local onde morava desde a renúncia em 2013. O pequeno mosteiro fica nos jardins vaticanos, em uma colina atrás da basílica de São Pedro.

No domingo (1º), a Santa Sé divulgou as primeiras imagens do corpo do papa emérito com um terço na mão e deitado na frente do altar da capela do mosteiro. A capela é o mesmo local onde, além de celebrar a missa, recebeu as visitas públicas do papa Francisco e dos novos cardeais sempre que havia um consistório no Vaticano. Como ainda é Tempo de Natal, a capela ainda tem uma pequena árvore de natal e um presépio.

Ao lado dos restos mortais de Bento XVI, alguns genuflexórios foram colocados para a oração.

Poucas horas depois, dezenas de pessoas, incluindo cardeais, bispos, padres, funcionários do Vaticano, freiras de diferentes congregações e até jornalistas que cobrem as atividades da Santa Sé, puderam entrar no mosteiro para velar os restos mortais do papa antes que fossem levados para São Pedro.

Ontem (2) às 7h (3h no horário de Brasília) o corpo de Bento XVI foi levado do mosteiro Mater Ecclesiae para a basílica de São Pedro para iniciar o velório e permitir que milhares de peregrinos se despedissem.

O arcipreste da basílica, cardeal Mauro Gambetti, recebeu os restos mortais de Bento XVI com um ato litúrgico que durou cerca de 30 minutos.

Entre os participantes estavam dom Georg Ganswein, que foi seu secretário pessoal desde 2003, e o mestre das celebrações litúrgicas, dom Diego Ravelli.

A partir das 9h até às 19h fiéis de todo o mundo foram autorizados a entrar na basílica de São Pedro para visitar o corpo de Bento XVI.

Estima-se que pelo menos 65 mil pessoas foram visitar o papa emérito no primeiro dia de seu velório.

Os restos mortais de Bento XVI permanecerão expostos na basílica de São Pedro até amanhã (4). O horário de visitação de terça e quarta-feira é das 7h às 19h (hora de Roma).

Funeral de Bento XVI

O papa Francisco vai celebrar o funeral de Bento XVI na quinta-feira (5) às 9h30 (5h30 horário de Brasília), na praça de São Pedro.

Duas delegações oficiais do Estado, as da Itália e da Alemanha, assistirão ao funeral do papa emérito Bento XVI.

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, foi um dos primeiros a visitar a capela funerária do papa Bento XVI. A primeira-ministra Giorgia Meloni, acompanhada por outros funcionários do governo, também compareceu na manhã de ontem (2), e rezou por vários minutos diante dos restos mortais de Bento XVI.

Confira também:

Mais em