A basílica de São Pedro está recebendo a visita de milhares de pessoas para rezar diante do corpo do papa emérito Bento XVI, que morreu em 31 de dezembro de 2022.

"Cerca de 40 mil pessoas prestaram homenagem a Bento XVI na Basílica de São Pedro", até o momento, informou a gendarmeria vaticana.

Este é o primeiro dia em que os fiéis puderam rezar diante de seus restos mortais e se despedir dele.

 

O corpo de Bento XVI estará na Basílica de São Pedro para que os fiéis possam ter "um último encontro com o papa emérito, para cumprimentá-lo e dizer-lhe adeus", disse o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Crédito: Vatican Media

O corpo de Bento XVI foi levado para a basílica de São Pedro hoje (2) às 7h (3h no horário de Brasília) do mosteiro Mater Ecclesiae, onde viveu e morreu.

Na chegada, houve um momento de oração celebrado pelo arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti. O rito durou cerca de 30 minutos.

O funeral de Bento XVI será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, às 9h30, na Praça de São Pedro.

Segundo a imprensa italiana, as autoridades locais estimam um mínimo de 30 a 35 mil pessoas por dia, enquanto para a cerimônia fúnebre estão previstas pelo menos 50 a 60 mil pessoas.

O prefeito de Roma, Bruno Frattasi, informou que vão instalar alguns centros de saúde com ambulâncias, e vão empregar cerca de 500 voluntários da proteção civil para prestar informações.

Crédito: Vatican Media

O papa emérito morreu aos 95 anos no dia 31 de dezembro às 9h34 (5h34 no horário de Brasília).

Em 1º de janeiro, a Santa Sé divulgou as primeiras fotos e vídeos do corpo do papa emérito Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae.

 

Mais em

As imagens mostram o corpo de Bento XVI deitado na capela do mosteiro com o terço na mão, aos pés de uma imponente cruz e com genuflexórios para a oração.

Confira também: