O corpo de Bento XVI está na basílica de São Pedro para que os fiéis possam ter "um último encontro com o papa emérito, para cumprimentá-lo e dizer-lhe adeus", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

A Santa Sé informou que o corpo foi levado para a basílica às 7h. Na chegada, houve um momento de oração celebrado pelo arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, o rito durou cerca de 30 minutos.

Entre os presentes estavam o secretário pessoal de Bento XVI, dom Georg Gänswein, e o Mestre das Celebrações Litúrgicas, dom Diego Ravelli.

 

Em seguida, foram feitos os preparativos finais para a chegada dos fiéis que devem visitar os restos mortais do papa emérito.

O funeral de Bento XVI será celebrado pelo papa Francisco na quinta-feira, 5 de janeiro de 2023, às 9h30 na praça de São Pedro.

Na tarde de ontem (1º), a Santa Sé divulgou as primeiras fotos e vídeos do corpo do papa emérito Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano.

As imagens mostram o corpo de Bento XVI deitado na capela do mosteiro com o terço na mão, aos pés de uma imponente cruz e com genuflexórios para a oração.

O papa emérito morreu aos 95 anos no dia 31 de dezembro às 9h34. (horário de Roma) em sua casa dentro do Vaticano.

O papa Francisco destacou em 31 de dezembro o “testemunho de fé e oração” de Bento XVI.

Durante a tradicional oração do Te Deum, Francisco falou do legado do papa emérito Bento XVI e agradeceu a Deus “por tê-lo doado à Igreja e ao mundo”.

“Só Deus conhece o valor e a força de sua intercessão, de seus sacrifícios oferecidos pelo bem da Igreja”, disse então o papa Francisco.

O papa Francisco também agradeceu a Bento XVI "por todo o bem que fez e, sobretudo, por seu testemunho de fé e oração, especialmente nestes últimos anos de sua vida retirada".

"Hoje confiamos à nossa Mãe Santíssima o nosso amado papa emérito Bento XVI para que o acompanhe na sua passagem deste mundo para Deus", disse o papa Francisco na primeira missa papal de 2023 celebrada ontem (1º).

Por fim, durante a oração do Ângelus de ontem (1º), o papa Francisco convidou a rezar por Bento XVI, que foi um “fiel servidor do Evangelho e da Igreja”.

Confira também:

 

Mais em