O papa Francisco nomeou hoje (4) o cardeal Peter Turkson chanceler da Pontifícia Academia de Ciências e da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O cardeal ganês sucede ao bispo argentino Marcelo Sánchez Sorondo, de 79 anos, que dirige ambas as instituições desde 1998.

O papa aceitou a renúncia de Turkson como prefeito do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral em dezembro do ano passado. Turkson serviu como arcebispo de Cape Coast, em Gana, antes de ser chamado a Roma em 2009 para ser presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

A saída de Turkson deixou a Santa Sé sem nenhum africano no primeiro escalão pela primeira vez desde 1977.

O cardeal de 73 anos, que fala seis idiomas, foi o primeiro presidente do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral em 2016, depois que seu pontifício conselho foi incorporado ao novo corpo junto com outros três.

Os rumores de sua renúncia surgiram alguns meses depois que o papa Francisco ordenou uma inspeção do dicastério, liderada pelo cardeal Blase Cupich, de Chicago.

A longa permanência de dom Marcelo Sánchez Sorondo nas academias pontifícias foi marcada por controvérsias nos últimos anos. Em 2018, ele elogiou a China comunista dizendo que “neste momento, quem melhor aplica a doutrina social da Igreja são os chineses”.

Em 2020, ele defendeu sua decisão de administrar a Eucaristia ao presidente da Argentina, apesar do esforço de Alberto Fernández para legalizar o aborto em seu país.

No mesmo ano, ele também defendeu a presença frequente do economista Jeffrey Sachs, defensor da contracepção e da “justiça reprodutiva”, em conferências da Santa Sé.

O bispo nascido em Buenos Aires completa 80 anos no dia 8 de setembro.

A Pontifícia Academia de Ciências tem suas raízes na Accademia dei Lincei, uma das primeiras academias exclusivamente científicas do mundo, fundada em Roma em 1603. Seus membros incluíam o astrônomo italiano Galileo Galilei.

Pio IX restabeleceu a academia como a Pontifícia Academia dos Novos Linces em 1847. Pio XI deu-lhe o nome atual em 1936. A Pontifícia Academia de Ciências Sociais foi criada em 1994 por Papa João Paulo II. Seu site diz que seu objetivo é “promover o estudo e o progresso das ciências sociais, principalmente economia, sociologia, direito e ciência política, oferecendo à Igreja os elementos que ela pode usar no desenvolvimento de sua doutrina social”.

Ambas as academias pontifícias estão sediadas na Casina Pio IV nos Jardins do Vaticano.

Confira também:

 

 

 

 

Mais em