Na manhã de domingo o Papa Bento XVI canonizou quatro beatos no marco da Sagrada Eucaristia celebrada na Praça de São Pedro e exortou os milhares de peregrinos reunidos a viver respondendo com gozo e generosidade ao chamado de Cristo como o fazem os santos.

O Pontífice iniciou sua homilia apresentando os quatro beatos: Rafael Guízar Valência, Felipe Smaldone, Teodora Guérin e Rosa Venerini. "Seus nomes serão recordados para sempre", disse.

Meditando no evangelho da liturgia deste domingo, o Santo Padre meditou na figura do jovem rico. "Este jovem permaneceu no anonimato; se tivesse respondido positivamente ao convite de Jesus, teria sido seu discípulo e provavelmente os Evangelistas tivessem registrado seu nome".

"Se o homem puser sua segurança nas riquezas deste mundo –continuou–, não alcança o sentido pleno da vida e do verdadeiro gozo; se ao contrário, confiando na Palavra de Deus, renuncia a si mesmo e a seus bens para o Reino do céu, aparentemente, perde muito, mas na realidade ganha tudo".

Deste modo falou sobre a pessoa do santo, como aquele que "é justamente aquele homem ou mulher que, respondendo com gozo e generosidade ao chamado de Cristo, deixa tudo para segui-lo".

O Pontífice recordou a todos os presentes que "Jesus pode garantir verdadeiramente uma existência feliz e a vida eterna, mas por um caminho diverso daquele que imaginava o jovem rico: quer dizer, não mediante uma obra boa, uma prestação legal, mas sim pela opção do Reino de Deus qual ‘pérola preciosa’ pela qual vale a pena vender tudo aquilo que se possui".

"O jovem rico não consegue dar este passo. Não obstante foi alcançado pelo olhar pleno de amor do Jesus, seu coração não conseguiu separar-se dos muitos bens que possuía", afirmou.

Mais adiante também disse que "as riquezas terrenas ocupam e preocupam a mente e o coração. Jesus não diz que sejam más, mas sim afastam de Deus se não forem, por assim dizer, ‘investidas’ pelo Reino dos céus, usadas para sair em ajuda de quem está na pobreza".

Primeiro santo bispo americano

Mais adiante o Pontífice meditou sobre a vida e o testemunho de cada um dos novos Santos, destacando primeiro "a figura de São Rafael Guízar Valência, Bispo de Veracruz, na querida nação mexicana" quem foi exemplo de "quem o deixou tudo para ‘seguir Jesus’. Este santo foi fiel à palavra divina, ‘viva e eficaz’, que penetra no mais profundo do espírito".

O primeiro bispo santo nascido no continente americano, "imitando a Cristo pobre se desprendeu de seus bens e nunca aceitou presentes dos capitalistas, ou os dava em seguida. Por isso recebeu ‘cem vezes mais’ e pôde ajudar aos pobres, inclusive em meio deperseguições’ sem trégua".

"Em seu ministério episcopal –prosseguiu– foi um incansável pregador de missões populares, o modo mais adequado então para evangelizar as pessoas. Sendo uma de suas prioridades a formação dos sacerdotes, reconstruiu o seminário, que considerava ‘a pupila de seus olhos’".

Testemunhos de caridade

A seguir se referiu ao santo italiano Felipe Smaldone, quem "soube transformar em sua vida as melhores virtudes próprias de sua terra. Sacerdote de coração grande, nutrido de constante oração e de adoração eucarística, foi testemunho e servo da caridade, que manifestava em modo iminente no serviço aos pobres, em particular dos surdo-mudos, aos quais se dedicou com todo seu ser".

Fez também referência à Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, fundada por ele e que "prossegue a obra que ele iniciou e que está difundida em diversas partes da Itália e o mundo".

"São Felipe Smaldone via nos surdo-mudos a imagem de Jesus. Recolhamos de seu exemplo o convite a considerar sempre indissolúvel o amor pela Eucaristia e o amor pelo próximo. É mais, a verdadeira capacidade de amar aos irmãos pode vir somente do encontro com o Senhor no sacramento da Eucaristia", concluiu o Papa seu discurso breve sobre o novo santo italiano.

Mais adiante falou de Santa Rosa Venerini, "outro exemplo de fiel discípula de Cristo, pronta para abandonar tudo para realizar a vontade de Deus. De seu abandono em Deus, surgia a atividade que realizava com valor a favor da elevação espiritual e da autêntica emancipação das jovens mulheres de seu tempo".

"Seu mesmo estilo apostólico continua caracterizando a vida da Congregação das Professoras Pias Veneritas, por ela fundada", acrescentou.

Mais em

Finalmente falou de Santa Teodora Guérin, quem fez vida as palavras deJesus ao jovem rico. "Entrou na Congregação das Irmãs da Providência em 1823. Com grande confiança na Divina Providência Madre Teodora superou muitos desafios e perseverou no trabalho que o Senhor a tinha chamado a desenvolver".

O Pontífice concluiu sua homilia convidando a todos a "agradecer a Deus pelo dom da santidade. Jesus também nos convida, como a estes Santos, a segui-lo para ter como herança a vida eterna. Que seu exemplar testemunho ilumine e anime especialmente os jovens, para que se deixem conquistar por Cristo, por seu olhar cheio de amor".