Zane Langenbrunner, ordenado sacerdote no sábado (3), é um americano de 29 anos que cresceu com um profundo amor pela Eucaristia, aprendido com a mãe desde pequeno.

Em Roma e antes de voltar para Indiana, EUA, onde foi ordenado junto com outros seis padres, Zane deu uma entrevista ao jornal National Catholic Register, do grupo de comunicação EWTN, ao qual pertence a ACI Digital.

 

“Tenho muito que aprender, muitas formas para crescer, muito de mim que falta para ser conformado ao Sagrado Coração de Jesus. Mal posso esperar para começar", disse.

Zane nasceu na cidade de Mishawaka, no estado de Indiana, em uma família católica praticante e cercado por uma "comunidade maravilhosa".

Seu amor pela Eucaristia

O novo padre contou que tudo começou com “um amor a Jesus na Eucaristia” e contou um episódio ocorrido na missa quando tinha cinco anos.

“Mamãe estava tentando evitar que eu estivesse inquieto no banco durante a Oração Eucarística, e eu me lembro dela apontando para o altar e sussurrando para mim: 'Olha, Zane. Todos os domingos, quando vamos à missa, acontece um milagre naquele altar. Essas palavras ficaram comigo desde então."

Algum tempo depois, ele começou seu serviço como coroinha. Michael, seu pai, conta que “Zane gostava muito da missa e tinha um grande interesse pelos hinos do dia. Tinha um teclado de brinquedo e voltava para casa e tentava descobrir como tocá-lo. Ficamos impressionados, mas nunca pensamos que isso levaria ao sacerdócio”.

Na Universidade, onde conheceu uma menina que se tornaria a sua namorada e depois sua noiva, ele também continuou crescendo na fé, mas ela decidiu terminar o noivado antes da formatura.

Ele começou a frequentar o convento das Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua para fazer uma Hora Santa diária.

“Foi nesses momentos de oração com Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento, num momento de mudança e incerteza da minha vida, que ouvi pela primeira vez o seu convite para ser padre”, disse.

“Fazer com que Jesus seja conhecido e amado na Eucaristia, foi o que inicialmente atraiu o meu coração e me fez continuar nestes últimos seis anos [no seminário]”, disse o padre Zane.

Outra influência forte em sua vida foi ver sua avó que “sempre rezava o terço e tratava a todos com tanta atenção, carinho e amor”.

Uma oportunidade única

O padre estudou dois anos no Mount St. Mary's, em Maryland, e depois quatro anos no Pontifício Colégio Norte-Americano, em Roma, o que lhe permitiu cantar o pregão pascal na vigília do Sábado Santo com o papa Francisco este ano.

“É a maior honra da minha vida e ainda me sinto muito honrado por ter feito isso. De muitas maneiras, foi uma experiência culminante para mim: exercer o ministério como diácono, usando o dom da música com o qual Deus me abençoou e cultivou em mim ao longo dos anos, para glorificá-lo e guiar o seu povo em oração e adoração", disse ele ao National Catholic Register.

Depois de encorajar a oração, especialmente na Hora Santa, Zane incentivou aqueles que pensam na vocação sacerdotal a confiar em Deus.

Mais em

“Eu não estava pronto para atender ao chamado d’Ele para o sacerdócio até ter certeza de que não importava o que acontecesse, não importava o quanto meus planos desmoronassem, o Senhor ainda estaria comigo. Somente quando pude oferecer-lhe honestamente todo o meu futuro, finalmente reconheci a vocação ao sacerdócio que Ele havia colocado em meu coração”.

A ordenação sacerdotal

O bispo de Fort Wayne-South Bend, Indiana, dom Kevin Rhoades, rezou a missa de ordenação dos sete novos sacerdotes, entre eles Zane, no sábado (3) na Catedral da Imaculada Conceição.

 

“Hoje, o Senhor fará de Sam (Anderson), Brian (Florin), Bobby (Krisch), Zane (Langenbrunner), David (Langford), Jacob (Schneider) e Ryan (Timossi) seus instrumentos, com os quais o seu mistério pascal se fará presente entre as pessoas do povo de Deus, aqui em nossa diocese e além", disse o bispo em sua homilia diante dos fiéis presentes que lotavam o templo.

“Com a imposição de minhas mãos e as palavras da ordenação, Deus irá consagrá-los para que sejam capazes de falar e agir na pessoa de Seu Filho. De uma forma nova e radical estarão unidos a Cristo”, disse.

Dirigindo-se aos fiéis presentes, o bispo lhes disse que Jesus atuará nos sete novos sacerdotes "todas as vezes que estiverem no altar e celebrarem a Eucaristia, da qual receberão a graça de dar a vida em generoso sacrifício pelo povo a quem eles são ordenados a servir."

Depois de dizer que os novos padres devem “imitar a vida de Cristo, o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas”, dom Rhoades disse a eles que o caminho para a santidade como padres está em “viver a Eucaristia que eles celebram”.

“Com a ordenação de hoje, também recebem o poder sagrado de absolver os pecados e ungir os enfermos (…) Jesus dá-lhes assim a chave para voltar a abrir a porta da Casa do Pai. Rezo para que carreguem essa chave com vocês e a usem com frequência, estando disponíveis para confessar", continuou ele.

“Nunca esqueçam que vocês são a imagem do Bom Pastor que deixou o rebanho para ir em busca da ovelha perdida”, disse o bispo de Fort Wayne-South Bend.

Depois de incentivá-los a se confessar com frequência, dom Rhoades disse que “nós, sacerdotes, devemos ser os primeiros a nos reconhecermos como pecadores”.

“Como sacerdotes, vocês continuarão sendo arautos do Evangelho de Cristo. Assim como com a Eucaristia, também poderão tornar presente no mundo a luz da palavra do Senhor”, disse.

Confira também: