Milhares de pessoas saíram às ruas rezando e cantando músicas de louvor, na procissão eucarística que aconteceu na cidade de Nova York, EUA, no sábado (27), na vigília de Pentecostes.

A polícia de Nova York estimou que mais de 4 mil pessoas saíram às ruas em uma procissão pela Times Square, um cruzamento de avenidas de Manhattan.

Conduzida pelo bispo auxiliar de Nova York, dom Joseph Espaillat, a procissão reuniu padres, religiosos e leigos para rezar pelo perdão dos pecados da emblemática cidade e do mundo.

Crédito: Foto de Jeffrey Bruno - CNA

A procissão, cujo tema foi "Esta cidade pertence a Jesus Cristo!", foi organizada pelo Centro Carismático Católico Hispânico estabelecido no Bronx, que faz parte da paróquia de Santo Antônio de Pádua. Os participantes começaram na praça Duffy Square, na Times Square, e depois de duas horas a procissão terminou na catedral de São Patrício, onde foi celebrada a missa.

Crédito: Foto de Jeffrey Bruno - CNA

Com um megafone na mão, dom Espaillat exclamou diante dos fiéis: "No meio de Nova York está a cruz de Jesus Cristo”. “E é por isso que nos alegramos hoje. Alegramo-nos porque este é o fim de semana de Pentecostes. E nós sabemos o que aconteceu em Pentecostes, né? Houve um derramamento do Espírito Santo. E não estaríamos aqui se não fosse pelo poder do Espírito Santo”, disse.

Crédito: Foto de Jeffrey Bruno - CNA

“Então, minhas irmãs e meus irmãos em Cristo, nos alegramos hoje pelas bênçãos que Deus tem reservado para esta grande cidade. Eu amo essa cidade! Eu amo Nova York! E é por isso que estou aqui, porque quero rezar pela nossa cidade", acrescentou.

O fotojornalista Jeffrey Bruno, que soube da procissão graças a uma publicação no Instagram, observou: "Nunca vi nada parecido antes, especialmente em Nova York".

Crédito: Foto de Jeffrey Bruno - CNA

Um momento particularmente comovente que Bruno capturou foi a rua lotada, ao lado dos arranha-céus da Times Square, cheia de fiéis ajoelhados diante do Santíssimo Sacramento.

O padre Shane Johnson, administrador da paróquia Santo Antônio de Pádua e diretor do Centro Carismático Católico Hispânico, disse à CNA, agência em inglês da EWTN News: "Para mim, o número de pessoas era secundário em relação à quantidade de fé real e autêntica, tão evidente nos presentes. Foi maravilhoso".

Crédito: Foto de Jeffrey Bruno - CNA

“Esses momentos de nos ajoelhar no asfalto no meio de uma rua da cidade com os braços levantados para Deus nos lembram quem somos como seus filhos e como esta cidade realmente pertence inteiramente a Ele”, acrescentou.

Mais em

O padre Johnson disse que, embora muitos vejam a cidade de Nova York como hostil aos eventos católicos, devido aos protestos que ocorrem durante as marchas pró-vida na cidade, a grande maioria das pessoas é respeitosa.

“Há muito mais fé do que pode parecer à primeira vista”, disse.

"Quando a maioria se cala e uma pequena minoria faz muito barulho, nos dá a impressão de que a fé está morrendo, mas estou convencido de que a vitória de nosso Senhor no coração de seus filhos é, quase sempre, maior do que nós percebemos", disse.

Crédito: Foto Jeffrey Bruno - CNA

Segundo o padre, “a maioria das pessoas gosta de ver expressões de fé, mesmo quando não as compreende totalmente, inclusive em uma cidade que muitas vezes é considerada mais famosa por seus pecadores do que por seus muitos santos”.

A procissão eucarística foi organizada como parte do Avivamento Eucarístico Nacional. A próxima procissão acontecerá na solenidade de Corpus Christi, domingo (11).

No Brasil, a Solenidade de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira (8), mas alguns países a transferem para o domingo seguinte.

Confira também: