Ontem (10), na sede da Conferência Episcopal Equatoriana (CEE), foram apresentados o hino e o logotipo do 53º Congresso Eucarístico Internacional (IEC, na sigla em inglês), que será em Quito de 8 a 15 de setembro de 2024.

A apresentação teve a presença do arcebispo de Quito, dom Alfredo Espinoza, e o núncio apostólico, dom Andrés Carrascosa.

No evento foram anunciados os vencedores dos concursos para a criação dos símbolos do Congresso.

O logotipo é uma criação de Publio Enrique Escobar Chiriboga, que explicou o significado dele.

É composto por duas linhas na base, de cor rosa, que simbolizam a “carne do mundo”, sobre as quais repousa uma cruz azul, que faz alusão à Cruz do Senhor.

No meio desta cruz vê-se um coração vermelho aberto, que representa o amor de Cristo; e sobre ela um círculo amarelo, que recorda a centralidade da Eucaristia. Do lado esquerdo está escrito "Quito 2024", e do lado direito o número "O°", lembrando que a capital equatoriana fica "na metade do mundo" exatamente sobre a linha do Equador.

 

O hino vencedor se chama “En torno a tu mesa” e é uma composição de Marco Antonio Espín e do grupo Solideo —formado pelos frades Oscar Santiago Castro España, José Duván Delgado Ruiz e Ángel Arturo Prieto Zagal—, artistas católicos do Equador dedicado à evangelização.

 

Para o padre Jhan Wilson Morales, presidente da Comissão Musical do IEC 2024, “as estrofes desenvolvem o significado do sacramento a partir de seu aspecto místico, reconhecendo a presença real de Jesus na Eucaristia, que nos acompanha e fortalece em nossas vidas”.

Na apresentação todos os presentes acompanharam o canto do hino.

O padre Corrado Maggioni, presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais, conectou-se online de Roma e lembrou que o Congresso é uma oportunidade para fortalecer a fé e renovar o compromisso da Igreja.

Mais informações sobre o 53º Congresso Eucarístico Internacional Quito 2024 em https://www.iec2024.ec/

Confira também:

Mais em