No próximo sábado, 13 de maio, festa de Nossa Senhora de Fátima, mulheres de várias partes do mundo se unirão em uma nova edição do Rosário Mundial das Mulheres.

Nesta segunda convocação, o objetivo é honrar a Santíssima Virgem e unir as mulheres dos cinco continentes para que, de forma pública e pacífica, defendam a fé, a família, a maternidade e a vida.

A iniciativa nasceu de um grupo de leigas da Colômbia e foi rezada pela primeira vez no dia 8 de dezembro de 2022, dia da Imaculada Conceição de Maria.

“Somos filhas da Bem-Aventurada Virgem Maria e queremos seguir o seu exemplo”, é um dos lemas que inspira este evento. As organizadoras convidam todas as mulheres de todas as idades “a fazer parte deste exército”.

A intenção geral é: “Que a Santíssima Virgem seja nosso modelo de mulher, mãe, esposa e filha; que seguindo o seu exemplo cumpramos fielmente a vontade do Pai e anunciemos com coragem o Evangelho de Jesus Cristo”.

Maribel Camacho, coordenadora do Rosário das Mulheres na Colômbia, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI: “a Santíssima Virgem nos chama sobretudo a proclamar a defesa da vida, da família e da maternidade, e a defesa das igrejas. Por isso saímos com o terço bem alto, sob a guia da Virgem Maria”.

 

Juliana Illario, coordenadora-geral na Argentina, acrescentou: “Queremos que mulheres de todas as idades se juntem a esta iniciativa, que as novas gerações recebam este poderoso legado que dignifica suas vidas e as conduz ao bem”.

“A Virgem de Fátima pediu a oração do terço pela conversão do mundo inteiro, para que Cristo reine em nossas famílias. Voltar a Cristo, meditar sobre a sua vida de mãos dadas com Maria, viver em Cristo, promete a salvação”, disse. “Ela é mãe e modelo para toda mulher, ela quer abençoar seus filhos e nos aproximar de Deus, nos ajudar a mudar nossas vidas”.

A cada edição do Rosário, as mulheres se reúnem em locais públicos, um por cidade. O evento é organizado por uma coordenadora local, que junto com sua equipe decide o local e o horário. As cidades de cada província têm uma coordenadora local.

Na cidade de Buenos Aires a convocação é às 11h (hora local) na Praça de Maio e, no final do terço, as participantes irão em procissão ao Convento de Santo Domingo para participar da missa.

Mais de 100 cidades argentinas já confirmaram sua participação, tanto na província de Buenos Aires como em Córdoba, Tucumán, Mendoza, Santa Cruz, Chaco, Jujuy, San Luis, Misiones, Formosa, Chubut, Santiago del Estero e Santa Fe.

No caso do Chile, a principal convocação na capital, Santiago, é às 11h(hora local) no Metrô San Miguel Bandejón, em El Llano, em frente à paróquia Santo Antônio Maria Claret. Após a oração do terço, será celebrada uma missa.

Em Bogotá, Colômbia, o convite é às 11h (hora local) na Plaza de Bolívar; e em Lima, Peru, as mulheres se reunirão no Parque Keneddy, no bairro de Miraflores, às 16h (hora local).

Os organizadores convidam as pessoas a usar lenços brancos para saudar a Virgem.

Entre os mais de 40 países confirmados estão Chile, México, Peru, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Austrália, Canadá, Venezuela, Porto Rico, EUA, El Salvador, Paraguai, Guatemala, Honduras, Costa Rica, República Dominicana e África do Sul.

Para mais informações sobre o Rosario Mundial de Mulheres, você pode acessar sua conta do Instagram @rosario_mundial_de_mujeres.

Confira também:

Mais em