Jacinto Vera y Durán, o primeiro bispo do Uruguai, foi beatificado em Montevidéu, na tarde do sábado (6). A missa com o rito da beatificação foi rezada pelo cardeal arcebispo de Brasília dom Paulo Cezar Costa, representando o papa Francisco.

O beato Jacinto Vera nasceu em 3 de julho de 1813 em um navio, no Oceano Atlântico, na costa do Brasil, quando sua família emigrava das Ilhas Canárias, Espanha, para o Uruguai.

Na juventude dedicou-se a tarefas rurais em Maldonado e Toledo.

O chamado ao sacerdócio surgiu em sua vida aos 19 anos, e ele viajou para receber sua formação em Buenos Aires, Argentina.

Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841 e no dia seguinte celebrou sua primeira missa.

Foi vigário paroquial e depois pároco da Villa de Guadalupe de Canelones, onde ficou por 17 anos.

Em 4 de outubro de 1859 foi nomeado vigário apostólico de Montevidéu e em 16 de julho de 1865 recebeu a consagração episcopal na Igreja Matriz da cidade uruguaia.

Participou do Concílio Vaticano I em 1870 e desde 15 de julho de 1878 serviu como o primeiro bispo de Montevidéu, quando essa diocese abrangia todo o território uruguaio.

Sua vida foi caracterizada pela austeridade e entrega aos pobres e doentes. Fiel ao seu sacerdócio, foi mediador da paz e da reconciliação entre os fiéis.

Ele percorreu os rincões do país levando o anúncio da salvação com grande fervor missionário.

Dom Jacinto Vera morreu em 6 de maio de 1881 na cidade uruguaia de Pan de Azúcar, onde cumpria uma missão.

O milagre para sua beatificação foi aprovado pelo papa Francisco em 17 de dezembro de 2022.

Trata-se da cura "rápida, duradoura e completa" de uma menina de catorze anos, ocorrida em 8 de outubro de 1936, segundo o site da arquidiocese de Montevidéu.

A missa de beatificação aconteceu debaixo de chuva na Tribuna Olímpica do Estádio Centenário de Montevidéu.

“A quem tem fome não se oferece uma ideologia, mas a presença de Cristo, a quem tem sede de Deus se oferece a palavra e os sacramentos, a quem tem sede de paz se oferece aquele que é o príncipe da paz, Jesus Cristo”, disse o cardeal brasileiro em sua homilia.

O novo beato Jacinto Vera, disse dom Paulo, “nos testemunha a beleza do seguimento de Jesus, que unifica a nossa vida, que nos permite ter a totalidade do projeto e do desígnio de Deus, que indica um caminho de unidade em tempos de fragmentação”.

Participaram da cerimônia de beatificação o presidente do Uruguai, Luis Lacalle, e a vice-presidente Beatriz Argimón.

Também estiveram presentes o arcebispo de Montevidéu, cardeal Daniel Sturla, que agradeceu a presença de todos os fiéis que vieram de diferentes partes do país, os outros bispos do Uruguai, o núncio apostólico e o cardeal Mario Aurelio Poli, arcebispo de Buenos Aires, Argentina, entre outros.

A festa do beato Jacinto Vera será no dia 6 de maio.

Confira também:

Mais em