O padre Corrado Maggioni, presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, disse que um evento deste tipo é para todos e não exclui ninguém.

Em entrevista à EWTN Notícias, do grupo EWTN ao qual pertence a ACI Digital, ele falou sobre os preparativos para o Congresso Eucarístico Internacional que será em Quito, Equador, de 8 a 15 de setembro de 2024, com o lema “Fraternidade para curar o mundo ".

“Um Congresso Eucarístico Internacional é um evento de comunhão que interessa à Igreja Católica, a todos os católicos e a todos os crentes em Cristo”, disse o padre que esteve na capital equatoriana dias atrás para acompanhar o andamento do evento mundial.

“É um evento para compreender melhor o mistério eucarístico, concretamente a eucaristia, a celebração da eucaristia, celebrá-la juntos, porque a eucaristia é um chamado para todos, não exclui ninguém”, acrescentou o padre Maggioni.

Sobre o tema do evento, o padre comentou que “desafia não só quem celebra a eucaristia, porque a celebramos para aprender a ser irmãos, mas também interessa a quem está fora da Igreja”.

“O que precisamos hoje neste mundo atual marcado pela violência, incompreensão e divisão, pela incapacidade de viver de forma serena e fraterna? Precisamos redescobrir as razões pelas quais devemos passar da categoria de inimizade à de fraternidade, de inimigos a irmãos”, disse.

Depois de dizer que os temas concretos que serão tratados no Congresso de 2024 estão sendo trabalhados por uma comissão teológica em Quito, Maggioni disse que a pergunta orientadora para a reflexão será aquela que Deus fez a Caim depois que ele matou Abel: 'Onde está o teu irmão?”

“Esta é uma pergunta que cada um de nós pode ouvir de Deus, porque cada um de nós é responsável pelos outros. Ninguém se salva sozinho", disse ele.

Concluindo, o padre Maggioni disse que “Cristo veio precisamente para nos ajudar a redescobrir este valor da fraternidade. Encarnou-se para mostrar-se Filho do único Pai, do Pai comum e irmão de toda a humanidade, sem excluir ninguém”.

O 53º Congresso Eucarístico Internacional Quito 2024 tem como tema “Fraternidade para curar o mundo”, acompanhado da passagem bíblica “Vocês são todos irmãos” (Mt 23,8).

O site do evento diz que "os Congressos Eucarísticos Internacionais não são relíquias do passado difíceis de integrar no mundo atual, mas, como os outros grandes eventos públicos da Igreja (jornadas mundiais, jubileus, etc.), estão comprometidos com gerar processos históricos de crescimento das comunidades cristãs em torno de valores que testemunhem a presença de Deus na história da humanidade e reflitam mais claramente o papel da Eucaristia na vida e na práxis eclesial”.

Para mais informações sobre o Congresso clique AQUI.

Confira também: