Dom Alfredo Espinoza, arcebispo de Quito, Equador, anunciou que a cidade será a sede do próximo Congresso Eucarístico Internacional em 2024. O arcebispo de Quito fez o anúncio durante a homilia da missa presidida por ele hoje, 9 de setembro, no Congresso Eucarístico Internacional que está acontecendo em Budapeste, na Hungria. Segundo o arcebispo, o Congresso Eucarístico Quito 2024 tratará do Sagrado Coração de Jesus, “ao celebrar-se os 150 anos da Consagração do Equador a esse Coração, que nos ensina o amor e a misericórdia”.

Dom Espinoza encorajou os fiéis a percorrer o caminho entre Budapeste e Quito “vivendo a revolução do amor”. “Em 2024, esperamos vocês na ´Carinha de Deus`, como Quito é chamada pelas pessoas. Esperamos vocês no Equador, “na metade do mundo”, onde o amor a Cristo Eucaristia nos impulsionará na revolução do amor e no saber partir, repartir e compartilhar nossa vida com o irmão descartado pela sociedade. Do amor do perdão ao amor da solidariedade”, disse o arcebispo.

Ele pediu a proteção da Virgem de El Quinche, padroeira da arquidiocese de Quito, para que “nos acompanhe neste caminho rumo a Quito. Que saiamos daqui, de Budapeste ao mundo inteiro, revolucionando com o amor. Transformemos nosso mundo com o amor”, instou ele.

O primeiro Congresso Eucarístico Internacional realizou-se na cidade de Lille, na França, em 1881. Embora nas últimas décadas o evento aconteça a cada três ou quatro anos, não existe uma periodicidade definida para a sua realização.

Em 2016, o Congresso Eucarístico Internacional foi em Cebu, nas Filipinas. Atualmente, está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. O evento estava previsto para 2020, mas a emergência sanitária devido à pandemia do coronavírus obrigou a que fosse adiado para o 2021.

Em 2024, em Quito, o congresso chegará à sua 53ª edição.

Confira também: