O patriarca latino de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa, abençoou e inaugurou no sábado (15) as instalações recentemente reformadas do "Magdala Visitor Center" na cidade de santa Maria Magdalena, à beira do mar da Galileia, Israel.

Num comunicado à imprensa, Magdala disse que "o complexo do 'visitor center’ é conhecido como uma das principais atrações turísticas da Galileia para os peregrinos cristãos".

No ano passado, o centro foi reconhecido pela plataforma internacional TripAdvisor como uma das 20 atrações mais importantes do Oriente Médio.

A bênção das instalações coincidiu com a festa da comunidade cristã local em honra de santa Maria Madalena. O bispo de Nazaré, dom Rafi Nafra, e o vigário patriarcal latino de Jerusalém, monsenhor Giacinto Boulos Marcuzzo, participaram do evento.

O padre Juan Solana, diretor e fundador, disse no comunicado que "o 'visitor center' é o lugar onde recebemos os visitantes de Magdala: é composto pela bilheteira de entrada, escritórios de trabalho, loja de lembrancinhas, lanchonete e banheiros, quanto ao local”.

“É onde os voluntários recebem os peregrinos e organizam sua visita, para acompanhá-los durante seu passeio por Magdala. O 'visitor center' anterior era provisório e teve que ser adaptado aos regulamentos israelenses, o que fizemos durante a pandemia", disse.

“É um lugar e uma ocasião para que os peregrinos obtenham algo memorável de sua visita a Magdala e de seu encontro com Jesus Cristo no mar da Galileia”, acrescentou o padre.

Para Solana, “foi precioso que o patriarca de Jerusalém, dom Pierbattista Pizzaballa, abençoasse o renovado 'visitor center', desejando que a visita a Magdala tenha as bênçãos de Deus”

Magdala, terra natal de Maria Madalena, tem um santuário dedicado à vida pública de Jesus e das mulheres que o seguiram, uma zona arqueológica do século I onde apenas 10% foi escavado, a casa dos peregrinos e o visitor center.

Hoje, viajantes de todo o mundo vão à cidade. Depois de ter aproximadamente 250 mil visitantes em 2019, Magdala deve superar esse número à medida que os peregrinos começam a chegar a Israel após o bloqueio do país por mais de dois anos.

Atualmente, o Centro Magdala está preparando um evento para jovens chamado Encounter Youthfest”.

Confira também: