Em 2020 o projeto arqueológico Magdala, que descobriu a cidade natal de Santa Maria Madalena, em Israel, completa 10 anos.

Na área onde Jesus teria pregado, foram encontrados um mercado, unidades habitacionais, um porto que existiu na região entre o século I a.C. e no século II d.C., bem como quatro banheiros de purificação judaica. Vários objetos também foram encontrados, como vasilhas, recipientes de cerâmica e vidro, além de lâmpadas a óleo, que dão luzes sobre os hábitos e costumes dos habitantes deste tempo.

Em uma coletiva de imprensa virtual no dia 13 de novembro, Marcela Zapata Meza, diretora do Centro de Pesquisa em Culturas Antigas da Universidade Anáhuac México responsável pelo projeto em Magdala, destacou que “o trabalho dos voluntários foi fundamental para que tenhamos feito estas descobertas".

“Contamos com a presença e o apoio constantes de voluntários da Faculdade de Vitória na Espanha, das Universidades de Harvard, Oslo e Lund, que com seu trabalho enriqueceram as descobertas arqueológicas que estão no centro do projeto de descobrir como viviam as pessoas em Magdala há mais de 2.000 anos”, indicou.

Por sua vez, Pe. Cipriano Sánchez García, reitor da Universidade Anáhuac México, indicou que para o centro de estudos mexicano, dirigir os trabalhos arqueológicos na Terra Santa “tem uma relevância particular, porque uma Universidade é precisamente isto, é uma casa aberta para o mundo, uma casa aberta ao conhecimento, uma casa aberta à verdade, ao bem e à beleza e tudo isso é o que encontramos em Magdala”.

Pe. Juan Solana, Diretor de Magdala, agradeceu o trabalho arqueológico encabeçado por Marcela Zapata Meza e garantiu que ainda há muito a descobrir na região.

Zapata Meza disse que a partir de 2022 será desenvolvida uma segunda etapa de escavações na zona, porque “o projeto Magdala ainda é jovem, temos 10 anos e dos três hectares que temos, escavamos apenas 5.400 metros quadrados”.

“Portanto, as informações que temos até agora são parciais. Ainda temos muito o que saber sobre as atividades econômicas, do dia a dia, do comércio, atividades que poderiam ser realizadas em Magdala”, disse.

 Através deste link você pode fazer um tour virtual por Magdala e saber mais sobre as descobertas arqueológicas nas terras de Santa Maria Madalena https://www.anahuac.mx/mexico/EscuelasyFacultades/humanidades/ceica/Aniversario-Magdala.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: