A rede de farmácias Walgreens, a segunda maior dos EUA, não vai distribuir a pílula do aborto em Estados que restringem o aborto.

A farmacêutica disse ao site POLÍTICO que, depois do pedido dos procuradores, disseram a todos eles que não iriam distribuir as pílulas abortivas nem por correio nem em seus locais.

No início deste mês, 20 procuradores-gerais dos EUA de Estados que restringem o aborto, advertiram as redes de farmácias CVS e Walgreens que distribuir pílulas abortivas por correio é “inseguro e ilegal”.

O procurador-geral do Missouri, Andrew Bailey, que lidera a coalizão, escreveu uma carta dizendo que "fará que as leis sejam cumpridas como estão escritas, e isso inclui cumprir aquelas que protegem as mulheres e os nascituros".

Ao procurador-geral do Missouri se juntaram os procuradores-gerais do Alabama, Alasca, Arkansas, Flórida, Geórgia, Indiana, Iowa, Kentucky e Louisiana.

Também fazem parte do grupo os procuradores do Mississippi, Montana, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Carolina do Sul, Dakota do Sul, Texas, Utah e Virgínia Ocidental.

Os procuradores também escreveram para as redes Albertsons, Rite Aid, Costco, Walmart e Kroger para lhes pedir que não distribuam as pílulas abortivas.

As cartas respondem a uma decisão de janeiro deste ano do governo do presidente Joe Biden, mais precisamente da agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, de aprovar a venda do medicamento abortivo mifepristona em farmácias.

Até 3 de janeiro, o FDA só permitia a venda de mifepristona para médicos certificados, clínicas e algumas farmácias que fazem envio por correio.

Este medicamento pode ser usado para abortar um bebê com 10 semanas de gestação, segundo o FDA.

“Em nossa carta à Walgreens, deixamos claro que o Kansas não hesitará em cumprir as leis contra o envio por correio e distribuição de pílulas abortivas, incluindo a apresentação de uma ação para fazer cumprir a lei federal que as proíbe”, disse num comunicado o procurador-geral do Kansas, Kris Kobach.

"Obviamente, a Walgreens entendeu que meu gabinete leva isso muito a sério. Agradeço que a Walgreens tenha respondido prontamente e razoavelmente e pretenda cumprir as leis pertinentes", disse ele.

Kristi Hamrick, do Students for Life, elogiou a decisão da Walgreens.

“Esta resposta indica que as preocupações pró-vida estão sendo escutadas e que as empresas não se apressam a entrar no negócio do aborto, mas agem com cautela”, disse.

Como funciona a pílula abortiva?

A mifepristona é um esteroide que bloqueia a atividade da progesterona, uma substância que ajuda a mulher a continuar com a gravidez.

O misoprostol, outro medicamento que a mulher toma como pílula abortiva, é uma prostaglandina que faz com que o útero expulse o que tem dentro dele.

No caso de uma gravidez, faz que a mãe perca o bebê e pode causar sangramento na mulher. Em alguns casos, o sangramento pode fazer com que eu entre em choque hipovolêmico e morra.

Confira também:

Mais em