A Quaresma é tempo de jejum e abstinência, mas essas renúncias relacionadas à alimentação não são as únicas formas de penitência. São João Bosco ensinou que é possível jejuar com as várias partes do corpo.

Aqueles que conheceram dom Bosco diziam que ele era rigoroso nas exigências prescritas pela Igreja para o tempo litúrgico da Quaresma. No entanto, o fundador dos salesianos também incentivou a prática de outros tipos de jejum.

Nas "Memórias Biográficas de Dom Bosco" (Volume 12) conta-se que um dia o santo recomendou que seus rapazes jejuassem, dominando as diversas partes do corpo.

“Nunca permitam, meus queridos amigos, que o corpo mande; mortifiquem-no nesta metade da Quaresma, que ainda nos resta”, disse o pai e mestre da juventude.

Para isso os exortou a jejuar dos olhos, ou seja, a não olhar para imagens, pinturas ou fotografias contrárias à virtude da modéstia, evitando também a leitura de livros imorais ou contrários à fé.

Quanto aos ouvidos, ordenou-lhes fugir de conversas que pudessem ofender a pureza e de participar de fofocas.

Para jejuar da língua, dom Bosco os exortou a banir todas as palavras que pudessem escandalizar os outros, as brincadeiras e o falar mal de alguém.

Ele também recomendou não andar reclamando do calor nem do frio, suportando com paciência as contrariedades e tolerando com amor os defeitos dos outros. Em suma, não fazer algo que vá contra o bom exemplo.

“Mais uma coisa que quero recomendar a vocês. Comunguem com frequência e com fervor. Se receberem Jesus com frequência em seus corações, sua alma ficará tão fortalecida pela graça que o corpo se sentirá obrigado a obedecer ao espírito”, concluiu o santo.