Deus deu um conselho a santo Ângelo de Acri (1669-1739) sobre como deveriam ser as homilias da missa no tempo litúrgico da Quaresma. O santo conseguiu encher os templos com muitos fiéis e muitos se converteram.

No livro Vidas dos Santos, do padre Alban Butler, conta-se que santo Ângelo queria ser franciscano capuchinho, mas retirou-se da comunidade em duas ocasiões por não suportar as exigências da vida. Na terceira vez que tentou, ficou e foi ordenado sacerdote. Diz-se que na sua primeira missa ele teve um êxtase.

Seus superiores o encarregaram de fazer o sermão durante a Quaresma. O santo preparou-se com muito cuidado, mas quando subiu ao púlpito faltou-lhe a memória e não sabia o que dizer. Isso lhe causou grande desânimo e ele voltou muito deprimido ao seu convento antes do fim da Quaresma.

Um dia, enquanto refletia sobre seu fracasso, ele pediu a Deus que o ajudasse. Naquele momento ouviu uma voz divina que lhe disse: “Não tenha medo. Eu lhe darei o dom da pregação.” O santo, surpreso, perguntou à voz quem era e ela respondeu: “Eu sou aquele que sou”.

Essa foi a resposta dada a Moisés quando Deus lhe pediu que libertasse o seu povo da escravidão do Egito e ele perguntou qual era o nome de Deus. “Deus respondeu a Moisés: “Eu sou aquele que sou. Eis como responderás aos israelitas: ‘Eu sou’ envia-me junto de vós” (Ex 3,14).

A santo Ângelo, a voz divina disse: “De agora em diante, pregue simplesmente, como se estivesse conversando, para que todos possam compreendê-lo”. Assim, o padre deixou os seus livros de oratória e retórica e começou a preparar seus sermões com a Bíblia e diante de um crucifixo.

Aos poucos foi conquistando muito sucesso na cidade, mas não com os nobres e ricos. Um cardeal pediu que ele pregasse durante a Quaresma em Nápoles, Itália. A homilia simples do padre causou zombaria e repúdio por parte dos ricos, e durante dois dias a igreja ficou quase vazia.

O pároco local não queria que o santo continuasse com as pregações, mas o cardeal não lhe deu atenção. Isso causou um escândalo e fez com que os nobres fossem ao templo para ver o que aconteceria.

Numa igreja lotada de fiéis, o santo pediu ao final de seu sermão que orassem por uma pessoa que estava ali presente e que iria morrer. A missa terminou e, enquanto as pessoas saíam murmurando sobre esse pedido, um advogado que zombava do padre caiu morto no chão. Isso causou espanto e a fama de santidade do padre se espalhou.

As igrejas onde santo Ângelo ia pregar estavam sempre lotadas e muitas pessoas se convertiam. Ele fazia curas milagrosas, tinha o dom da bilocação, podia ler pensamentos e prever o futuro. Sua festa acontece todo dia 30 de outubro.