O bispo de Springfield, dom Thomas Paprocki, publicou um artigo na terça (28) em que cita trechos do cardeal Robert McElroy como um dos dois “exemplos” de pontos de vista contrários a uma “verdade que deve ser acreditada pela fé divina e católica”, sendo, portanto, heréticos.

 

Em artigo publicado na revista First Things, Paprocki, canonista e advogado civil, criticou as palavras de McElroy relativas à dignidade para receber a Sagrada Comunhão e se referiu a “um cardeal da Igreja Católica que declarasse publicamente que atos homossexuais não são pecaminosos e que as uniões entre pessoas do mesmo sexo devem ser abençoadas pela Igreja”.

                                                                

“Até recentemente, seria difícil imaginar qualquer sucessor dos apóstolos fazendo tais declarações heterodoxas. Infelizmente, não é incomum hoje ouvir líderes católicos afirmarem pontos de vista não ortodoxos que, não muito tempo atrás, teriam sido defendidos apenas por hereges”, escreveu o bispo, que é presidente eleito do Comitê dos Bispos dos EUA para Assuntos Canônicos e Governança da Igreja.

 

Embora Paprocki não tenha mencionado McElroy diretamente, ele citou um ensaio recente de McElroy escrito na revista jesuíta dos EUA America sobre a “inclusão radical” daqueles que se identificam como LGBT em seu parágrafo de abertura.

 

Nesse ensaio, McElroy pediu “uma teologia eucarística que efetivamente convide todos os batizados à mesa do Senhor, em vez de uma teologia de coerência eucarística que multiplique barreiras à graça e ao dom da Eucaristia”. Mais tarde, McElroy, em entrevista a um podcast, esclareceu que por “batizados” ele se referia a todos os católicos batizados, e disse que sua visão decorre da descrição do papa Francisco da Eucaristia como “não como um prêmio para os perfeitos, mas como uma fonte de cura para todos nós”.

 

Está em questão a aparente rejeição de McElroy ao ensinamento da Igreja, contido no Catecismo da Igreja Católica, de que “qualquer pessoa ciente de ter pecado mortalmente não deve receber a comunhão sem ter recebido a absolvição no sacramento da penitência” (nº 1415), escreveu Paprocki. Para o bispo de Springfield, as declarações de McElroy sobre a Eucaristia são “contrárias a uma 'verdade que deve ser acreditada pela fé divina e católica' ”.

 

“A verdade sobre a coerência eucarística que deve ser crida pela fé divina e católica foi articulada por são Paulo Apóstolo em sua Primeira Carta aos Coríntios: 'Quem comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de profanar o corpo e o sangue do Senhor... Porque quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe para sua própria condenação' (1Cor 11:27-29). Este tem sido o ensinamento constante da Igreja nos últimos dois mil anos”, escreveu Paprocki.

 

"É profundamente preocupante considerar a possibilidade de que bispos que ocupam o cargo de bispo diocesano na Igreja Católica possam estar separados ou que não estejam em plena comunhão por causa de heresia. No entanto, ambos os casos mencionados acima envolveriam de fato heresia, uma vez que a heresia é definida como 'a negação obstinada ou a dúvida obstinada após o recebimento do batismo de alguma verdade que deve ser crida pela fé divina e católica' (cânon 751 do Código de Direito Canônico)”, escreveu ele.

 

Em uma declaração ontem (1°) à CNA, agência em inglês do grupo ACI, Paprocki disse que seu artigo não pretendia ser uma acusação a nenhum cardeal em particular.

 

“Não mencionei nomes intencionalmente porque não quero que seja sobre as personalidades envolvidas, mas sobre os ensinamentos católicos que estão sendo negados”, disse Paprocki.

“Não é contrário à fé católica e, portanto, uma heresia dizer que os pecados sexuais não são um assunto grave? Não é contrário à fé católica e, portanto, uma heresia dizer que alguém pode receber a sagrada Comunhão apesar de ter cometido pecado grave sem se arrepender? Em caso afirmativo, quais são as implicações canônicas de tais heresias?

Mais em

No caso de uma pessoa com visões heréticas, essa pessoa “se separou de fato ontologicamente – isto é, na realidade – da comunhão da Igreja”, escreveu Paprocki em seu artigo.

“Assim, hereges, apóstatas e cismáticos infligem a si mesmos a pena de excomunhão. Um cardeal da Igreja Católica, como qualquer outro católico que nega o ensinamento católico estabelecido, abraça a heresia, cujo resultado é a excomunhão automática da Igreja Católica”, escreveu o bispo.

“Somente o papa pode remover um cardeal do cargo ou demiti-lo do estado clerical em caso de heresia ou outros crimes graves. Se ele não o fizer, surge a perspectiva imprópria de um cardeal, excomungado latae sententiae por heresia, votar em um conclave papal”, continuou Paprocki.

Até a publicação desta matéria, a diocese de San Diego não tinha respondido o pedido da CNA de uma resposta do cardeal McElroy sobre suas opiniões sobre a Eucaristia.

Confira também: