Carlos Medina, suspeito de matar o bispo auxiliar de Los Angeles, EUA, dom David O’Connell, foi indiciado ontem (22) em um tribunal estadual e formalmente acusado de assassinato com uma alegação especial de usar pessoalmente uma arma de fogo.

 

“Este foi um ato brutal de violência contra uma pessoa que sempre dedicou sua vida a tornar nossos bairros mais seguros e saudáveis, sempre servindo com amor e compaixão”, disse o promotor distrital George Gascón em comunicado à imprensa ontem (22).

 

“Enquanto os católicos de Los Angeles e de todo o país iniciam o período sagrado da Quaresma, vamos refletir sobre a vida de serviço e dedicação do bispo O’Connell aos que mais necessitam de nosso cuidado. Indiciar o Sr. Medina nunca irá reparar o tremendo dano causado por esse ato insensível, mas nos leva um passo mais perto da justiça”, disse Gascón.

 

A notícia da morte do bispo O’Connell chocou os EUA e abalou a comunidade católica local e internacional.

 

Segundo declarações do xerife de Los Angeles, Robert Luna, em coletiva de imprensa na segunda-feira (20), dom O’Connell foi encontrado morto com “pelo menos” um tiro na parte superior do corpo no sábado (18) em sua casa em Hacienda Heights.

 

Após uma caçada ininterrupta ao assassino, os delegados do xerife foram informados sobre um suspeito na cidade de Torrance, que fica a cerca de 45 minutos de carro a sudoeste de Hacienda Heights, onde o bispo O’Connell foi encontrado morto.

 

Detetives identificaram o suspeito como Medina, marido da governanta de O’Connell, na noite de domingo (19) após o informante dizer a eles que Medina exibia um comportamento “estranho” e “irracional”, além de “fazer comentários sobre o bispo lhe dever dinheiro”.

 

O xerife Luna disse que a polícia também descobriu evidências em vídeo de um “SUV compacto de cor escura” que estacionou na garagem do bispo, permaneceu por pouco tempo e depois saiu.

 

O xerife disse que Luna dirigia um veículo semelhante.

 

Na manhã da segunda-feira (20), por volta das 2h no horário local, os auxiliares do xerife chegaram à casa de Medina após serem avisados de que ele havia chegado à sua residência.

 

Mais em

Com um mandado de prisão em mãos, os delegados do xerife pediram que Medina, de 61 anos, se rendesse, mas ele se recusou a sair da residência.

 

A equipe do Departamento de Execução Especial do xerife chegou ao local com um mandado alterado para revistar a casa de Medina e prendê-lo. Segundo o xerife, Medina saiu de casa e se entregou às autoridades por volta das 8h15 (horário local), “sem mais incidentes”.

 

O xerife Luna disse que duas armas de fogo e “outras evidências” que possivelmente incriminam Medina foram encontradas em sua residência em Torrance durante sua prisão.

 

Essas armas de fogo serão examinadas e testadas em um laboratório criminal para determinar se foram usadas no assassinato.

 

Em coletiva de imprensa da segunda-feira (20), o arcebispo de Los Angeles, dom José Gómez, começou a chorar e teve dificuldade em completar seus breves comentários sobre o bispo O’Connell.

 

“Todos os dias ele trabalhou para mostrar compaixão aos pobres, aos sem-teto, aos imigrantes, e a todos os que vivem às margens da sociedade. Ele era um bom sacerdote, um bom bispo e um homem de paz, estamos muito tristes por perdê-lo”, disse o arcebispo.

 

Confira também: