O arcebispo de Atlanta, nos EUA, Gregory Hartmayer,O.F.M Conv., dedicou e abençoou a mais nova capela de sua arquidiocese na segunda (13) enquanto se dirigia para embarcar em um voo.

 

Funcionários de companhias aéreas e viajantes que voam pelo aeroporto mais movimentado do mundo agora podem passar um tempo na presença real de Cristo, graças aos esforços dos capelães do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta e à cooperação da arquidiocese de Atlanta.

 

Localizada no terminal internacional do aeroporto, a capela eucarística será permanente e irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Após receber a aprovação do arcebispo, o sacrário foi instalado em novembro do ano passado. Mas como apenas viajantes e funcionários de companhias aéreas podem passar pela segurança para acessar a capela, o arcebispo não pôde abençoá-la oficialmente até a segunda (13), pouco antes de seu voo partir.

 

O padre capelão Kevin Peek disse à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, que a capela era extremamente necessária e perfeitamente localizada, dado o grande número de pessoas que chegam de todo o mundo para fazer voos de conexão.

 

Segundo o site de notícias Business Insider, o aeroporto de Atlanta tem em média quase 300 mil passageiros voando diariamente.

 

“Há cerca de 64 mil funcionários no aeroporto a qualquer momento. Isso é como uma pequena vila ou cidade”, disse Peek à CNA.

 

A capela já tocou muitas vidas, permitindo-lhes encontrar Cristo no lugar mais inesperado, disse o padre.

 

Desde a inauguração da capela eucarística, Peek já viu visitantes chorando e até pulando de alegria ao encontrar a presença de Cristo no aeroporto.

 

“A capela permite que os funcionários das companhias aéreas e viajantes tragam Cristo para suas vidas e para o mundo”, disse o capelão.

 

Mais em

Segundo o padre Peek, uma das melhores partes de ter uma capela eucarística é que ela permite que os outros três capelães católicos do aeroporto, que são diáconos, ofereçam serviços de comunhão quando um padre não está disponível para celebrar a missa.

 

“Eu vou lá e celebro missa no sábado à noite e no domingo à noite para todos os viajantes, a fim de dar-lhes duas oportunidades de cumprir o preceito dominical. Mas não posso ir lá todos os dias”, disse o padre.

 

Agora os diáconos fazem serviços de comunhão às 11h30 na quinta-feira e na sexta-feira, enquanto as missas são celebradas às 16h30 no sábado e domingo.

 

Blair Walker, chefe da capelania inter-religiosa do aeroporto de Atlanta, trabalhou em estreita colaboração com o padre Peek para tornar realidade a ideia de uma presença eucarística permanente no aeroporto.

 

Segundo Walker, por ser uma capela inter-religiosa, a equipe da capelania do aeroporto teve que usar a criatividade para projetar o espaço.

 

“O espaço foi projetado para uso sagrado compartilhado, então não queremos nada lá que domine os grupos religiosos que o estão usando”, disse Walker à CNA.

 

Várias ideias de design foram propostas, mas não funcionaram. Um dia, finalmente, enquanto Peek estava refletindo na capela do aeroporto, ele percebeu que uma área usada para armazenamento coberta por vidro fosco poderia ser usada para abrigar a Eucaristia.

 

“Percebemos que poderíamos remover o fosco”, disse Walker.

 

Agora, logo atrás do vidro transparente está um sacrário e uma lâmpada para sinalizar a presença de Cristo.

 

O projeto final da capela serve ao duplo propósito de manter o sentido inter-religioso do espaço, ao mesmo tempo em que protege a Eucaristia de qualquer um que possa abusar dela. 

 

Para o padre Peek, cujo pai, Joseph Peek, era piloto de avião, o projeto se tornou um trabalho de amor.

 

“Fiz isso realmente para os funcionários das companhias aéreas. Meu pai era piloto de linha aérea comercial e voou de Atlanta por muitos, muitos anos. Ele tinha uma grande devoção a Nosso Senhor na Eucaristia”, disse Peek.

 

Na área da sacristia da capela, Peek colocou algumas fotos de seu pai, uma dele com sua mãe em frente a uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, outra dele no comando de um Boeing 727, e outra que mostra seu pai dando a Comunhão a Peek.

 

“Coloquei tudo isso como uma declaração para mostrar o quanto ele incorporou a fé e a família em sua vida e em seu trabalho, e para inspirar outras tripulações a fazer o mesmo”, disse o padre.

 

Confira também: