No início de janeiro, um homem entrou em um mosteiro beneditino no Arkansas, EUA, e começou a quebrar o altar com uma marreta. Ele estava prestes a arrombar o sacrário, onde a hóstia consagrada é guardada, mas algo o deteve: uma estátua de Nossa Senhora.

Jerrid Farnam, 32 anos, de Sallisaw, Oklahoma, foi preso pelos crimes de roubo e dano à propriedade cometidos na abadia de Subiaco, no Arkansas, e está atualmente preso aguardando julgamento.

O xerife Jason Massey, do gabinete do xerife do condado de Logan, Arkansas, disse à CNA, agência em inglês do Grupo ACI, que o suspeito confessou o crime. Farnam disse à polícia que não poderia continuar a arrombar o sacrário como tinha planejado após ver uma estátua da Virgem Maria.

“Ele decidiu que simplesmente não poderia fazer isso. Acho que ele sentiu que estava errado naquele momento”, disse o xerife.

A abadia de Subiaco relatou que “um homem usando um martelo comum e uma marreta ou machado começou a destruir o altar da abadia quebrando-o em diferentes lugares”, em 5 de janeiro.

Fundada em 1878, a abadia abriga uma comunidade de 39 monges beneditinos.

A abadia diz que o criminoso deixou um buraco em cima do altar e quebrou pedras que continham relíquias. Segundo o gabinete do xerife do condado de Logan, dois relicários que continham relíquias de santos de mais de 1500 anos foram roubados.

O abade do mosteiro, padre Elijah Owens, OSB, disse em janeiro à CNA que um dos relicários continha relíquias de são Bonifácio, são Tibério e são Bento de Núrsia. Segundo ele, o outro relicário tinha relíquias de são Tibério, são Marcelo e santa Justina.

Em comunicado à imprensa, a abadia disse que o homem se aproximou do sacrário e retirou uma cruz localizada no topo, assim como o véu do sacrário, antes de ser interrompido.

Farnam foi preso no mesmo dia e três das relíquias foram encontradas em seu caminhão.

Na época, o relicário com as relíquias de são Tibério, são Marcelo e santa Justina ainda estava desaparecido. O gabinete do xerife os encontrou mais tarde numa lata de lixo na casa do pai de Farnam.

O xerife disse que Farnam entregou o relicário ao pai, que, sem saber da natureza dos objetos, jogou o conteúdo do recipiente no lixo e guardou o recipiente para si.

“Felizmente eles foram encontrados em ótimas condições”, disse o xerife.

O xerife Massey disse que um dos sete crimes pelos quais Farnam foi acusado foi roubo de propriedade, um crime de classe B, que é a classificação mais grave no Arkansas.

“É impossível calcular o valor dessas relíquias. Elas têm 1500 anos”, disse o xerife.

Massey disse à CNA que Farnam pensou que os ossos de Jesus estavam no altar e que Deus estava dizendo a ele para remover os ossos. O xerife afirmou que Farnam tem um histórico de abuso de substâncias e estava embriagado quando foi preso.

Segundo o comunicado da imprensa da abadia de Subiaco, o local está em reparos e um altar portátil será usado até que os reparos sejam concluídos.

Confira também:

Mais em