Hoje, 2 de fevereiro, é celebrada a Festa da Apresentação do Senhor, e A narrativa da Apresentação do Senhor no templo, cuja festa se celebra hoje, mostra dois velhos que, segundo o papa Bento XVI, são os únicos que “descobrem a grande novidade guiados pelo Espírito Santo”.

Na homilia que fez em 2011 por ocasião desta festa, Bento XVI disse que nesse momento as pessoas estavam ocupadas com os seus afazeres, os sacerdotes e os levitas preocupados com os seus turnos de serviço e os devotos buscando encontrar Deus.

Porém, ali estava Jesus entrando na solenidade do Templo nos braços de seus pais simples, e ninguém percebeu o que ali acontecia, a não ser Simeão e Ana.

“Ambos contemplam a luz de Deus, que vem iluminar o mundo, e o seu olhar profético abre-se ao futuro, como anúncio do Messias”, disse Bento XVI.

Segundo a passagem bíblica, Simeão pega Jesus nos braços e louva o Senhor por ver o Salvador, dizendo que ele é "uma luz para iluminar as nações".

Ana, que servia a Deus com jejuns e orações começou a falar do Menino aos que esperavam a libertação de Jerusalém.

“Contemplando o Menino Jesus, Simeão e Ana vislumbram o seu destino de morte e ressurreição para a salvação de todos os povos e anunciam tal mistério como salvação universal”, disse Bento XVI.

Bento XVI falou da sabedoria deles, virtude que é fruto de uma vida inteiramente entregue “à busca do rosto de Deus, dos seus sinais, da sua vontade; uma vida dedicada à escuta e ao anúncio da sua Palavra”.