Hoje (2), Festa da Apresentação do Senhor, a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada, instituído em 1997 pelo papa são João Paulo II.

A vida consagrada é composta por todos os batizados que se consagram a Deus através do rito da profissão ou da consagração de virgens. Estes fiéis comprometem-se a viver a pobreza, a castidade e a obediência através da emissão de votos ou promessas.

Os fiéis que respondem a esta vocação fazem parte de institutos de vida contemplativa de homens e mulheres em comunidades de clausura, institutos de vida apostólica em congregações religiosas masculinas e femininas, sociedades de vida apostólica, institutos seculares, ordem de virgens consagradas e novas formas de vida consagrada.

Este ano, o XXVIII dia tem como lema: Aqui estou Senhor, seja feita a tua vontade. Por ocasião deste dia especial, o papa Francisco celebrará uma missa hoje (2) às 17h30 (hora de Roma) na Basílica de São Pedro, com a presença de mais de 300 pessoas consagradas de todo o mundo que estarão presentes no âmbito do Encontro internacional de consagrados e consagradas em preparação para o Jubileu 2025.

De 1º a 4 de fevereiro, representantes das diversas formas de vida consagrada se reunirão em Roma para refletir sobre o tema: Peregrinos da esperança no caminho da paz.