Para dom Charles Chaput, arcebispo emérito da Filadélfia, EUA, o papa Bento XVI é “um candidato a ser Doutor da Igreja um dia”.

“Bento foi simplesmente a pessoa mais inteligente que já conheci, não só em seu entendimento, mas também em sua articulação, e claramente um candidato a um dia ser Doutor da Igreja”, disse o arcebispo dos EUA numa coluna publicada em 4 de janeiro.

Ele também disse que sentirá "muitas saudades da influência de Bento na Igreja", especialmente de sua "voz, testemunho e qualidade de vida intelectual", que "perdurou mesmo em sua aposentadoria".

“Sua presença tranquila me deu a confiança de que seu ensinamento ainda estava vivo em nossos tempos difíceis. Será mais fácil para alguns negar ou ignorar esses ensinamentos agora que ele se foi. Assim, sentirei falta do consolo de sua presença viva na Igreja”, disse.

Chaput contou que conheceu pessoalmente o cardeal Joseph Ratzinger há cerca de 30 anos, quando Chaput era “um jovem bispo na diocese de Rapid City”.

Naquela época, Chaput dedicava parte de sua missão a melhorar as traduções litúrgicas para a Igreja em seu país, e por isso pediu uma reunião com o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé para pedir conselhos.

“Lembro-me de estar muito nervoso quando cheguei a Roma, mas ele me recebeu com carinho e humildade e me deu bons conselhos e me encorajou de todo o coração a entender que todos os bispos eram igualmente mestres da fé, e não apenas os bispos das principais dioceses", contou.

“Ele também ofereceu o apoio de sua equipe para lidar com vários problemas que surgiram na época”, acrescentou.

Em 2012, como arcebispo, dom Chaput viajou a Milão, Itália, para anunciar que a Filadélfia seria a próxima sede do Encontro Mundial das Famílias.

O arcebispo disse ter tido “o privilégio” de partilhar a mesa com o papa Bento XVI e uma família de militares dos EUA.

“(Bento) Foi maravilhosamente gentil. Ele conversava com todos e era muito amável com as crianças. Ouvi dizer que ele gostava do refrigerante de laranja Fanta e vi que era verdade: tinha uma jarra grande na mesa”, disse.

Ele também disse que, embora o papa fosse tímido, "ele sempre foi muito gentil e disposto a fazer o que fosse necessário para deixar os outros confortáveis".

Outro momento que recorda com alegria foi a visita ad limina que fez como arcebispo, junto com seus quatro bispos auxiliares, durante o pontificado de Bento XVI.

“O papa Bento XVI escutou atentamente a nós cinco. Ele não disse nada nem fez anotações", disse ele.

Depois de detalhar a parte final do relatório, dom Chaput observou que “o papa respondeu com um brilhante resumo de cada uma das cinco partes com seus próprios comentários e sugestões, tudo de memória”.

“Cada elemento de sua resposta foi astuto e pastoralmente preciso. Foi uma experiência incrível".

Confira também:

Mais em