Ao longo dos anos, grandes santos e apóstolos da Igreja Católica como são Maximiliano Kolbe, são Vincenzo Pallotti, são Gaspare del Bufalo, são Benedetto Giuseppe Labre, o beato Bartolo Longo e os papas são João XXIII e Pio XII rezaram diante da Virgem do pequeno arco, conhecida em italiano como Madonna dell'Archetto, uma representação da invocação mariana "Maria, causa da nossa alegria".

A imagem se encontra na rua San Marcello 41 B, Roma, dentro de uma pequena capela, cuja entrada é formada por pequenos arcos construídos no meio de dois edifícios.

É um lugar que testemunha tanto a oração como a arte. No pequeno oratório trabalharam artistas famosos como o escultor Luigi Simonetti e Constantino Brunidi que, com a mesma técnica, também decorou o Capitólio de Washington, DC.

O oratório foi construído pelo marquês Muto Savorelli Papazzurri, que no final de 1690, colocou a imagem da Virgem Maria pintada por Domenico Muratori.

As obras do atual santuário mariano foram concluídas em 1851, obra do Virginio Vespignani. Desde então, permanece aberto à devoção dos fiéis.

Crônicas da época contam que, em 9 de julho de 1796, os fiéis viram os olhos de Nossa Senhora se mexer mais de uma vez. Só depois de um longo e minucioso processo canônico, o fato foi aprovado pela Sé Apostólica.

A imagem foi coroada pelo Capítulo Vaticano em 1º de novembro de 1946, gesto que testemunha não só a veracidade do fato histórico, mas sobretudo a devoção à Virgem do pequeno arco e o amor da Mãe de Deus ou Theotokos pelo seu povo.