Alunos da escola católica Comunidade Resgate, de Juiz de Fora (MG), estão colecionando, trocando ou ganhando figurinhas no jogo do bafo para completar seus álbuns. Para eles, porém, o assunto não é Copa do Mundo. Alunos do maternal até o 9° ano do ensino fundamental da escola colecionam os santos da igreja.

Lorena Maria Britto, aluna do 3º ano fundamental disse a ACI Digital que o que mais lhe chamou a atenção nas histórias dos santos foi “que eles largaram tudo pra seguir Jesus e pra ter uma vida virtuosa e também para ter a vida eterna”

Lavínia, irmã de Lorena do 5º ano fundamental, conta que sua experiência com Deus através do álbum de figurinhas “foi uma experiência de amor, pois todos os santos morreram por amar Deus”.

A ideia foi do fundador da Comunidade Missão Maria de Nazaré, Eduardo Rively, de Divinópolis (MG). Ele procurou a editora Unitrinus, que aprovou e abraçou este projeto.

A editora Unitrinus tem como missão evangelizar na área da educação, e é formada pela união entre três comunidades de Minas Gerais: Missão Maria de Nazaré, em Divinópolis (MG); Recanto do Espírito Santo, em Itaúna (MG) e Resgate, em Juiz de Fora (MG).

“A ideia tinha e tem como objetivo divulgar de forma lúdica e gerando interação, fomentando amizades, a vida dos santos, suas virtudes, além de outros temas ligados à Igreja e à catequese, como os papas, os sacramentos”, disse Daniel Ribeiro, diretor da escola Comunidade Resgate à ACI Digital.

Paola Cristina Araújo, responsável pela distribuição e divulgação do projeto relatou a ACI Digital que “a ideia seria promover a cultura da santidade. De uma maneira nova e muito alegre conseguir dar exemplos de pessoas que fizeram a diferença no mundo”.

“Houve uma adesão total. Eles brincam de bafinho, trocam figurinhas, conversam sobre os cromos e seus significados, inclusive em casa, com os pais e amigos”, disse Daniel Ribeiro.

Segundo Araújo “o relato mais escutado é que o álbum gerou muita vida nas relações familiares e auxiliou a criar novos laços de amizade. Escutei várias crianças querendo ser como aquele santo estudado”. 

Claudio Antônio Monferrari Junior, coordenador pedagógico do colégio contou a ACI Digital sobre a experiência da sua filha que não estuda no colégio católico Comunidade Resgate, mas que, através do álbum de figurinhas santos amigos do céu “gerou muita vida” em sua família.

“A minha filha estava com a expectativa de comprar o álbum da copa, eu não estava interessado, mas levei. Fiz uma proposta a ela, disse que eu teria uma coisa melhor e ela se encantou com esse mundo, esse universo. E começou a pesquisar sobre a história dos santos na internet. E ela já sabe a história de bastantes santos, santos contemporâneos. Então, com meu filho menor de três anos, eles completaram o álbum rapidamente. Eu também me diverti trocando figurinhas com os alunos aqui no colégio e vi o tanto que gerou vida aqui no colégio e na minha casa. Foi uma experiência marcante para os meus filhos e determinante por saber dos testemunhos dos santos”.

Para Ana Luiza Oliveira, aluna do 5º ano fundamental do colégio, o álbum ajudou a “conhecer a história da vida dos santos”.

“O que eu mais gostei do álbum de figurinhas foi o beato Carlos Acutis e também dos mártires”, disse Maria Emanuelle Senra, aluna do 2º ano fundamental.

Paola Cristina Araújo disse que os alunos do colégio “ganharam esse álbum, mas devido à necessidade de outros lugares, outros grupos”, tiveram que “ampliar o projeto, produzir mais álbuns para serem disponibilizados àqueles que não eram do colégio, mas que não queriam perder essa diversão educativa”.

“Um grupo de catequese de Maripá que me procurou”, disse. “Nisso eu comecei a fazer mais álbuns para a venda. Porque num primeiro momento veio o número de álbuns segundo o nosso número de alunos hoje. Aí nós vimos que não dava pra ficar só ali, porque os irmãos, os primos, outras pessoas que viam o álbum queriam também”.

Tanto os álbuns e as figurinhas podem ser encontrados no colégio católico Comunidade Resgate, na livraria da Comunidade Resgate e na loja Ângelus, em Juiz de Fora (MG).

Maiores informações no site: https://www.colegiocatolicoresgate.com.br/

 

Confira também:

Mais em