A Igreja na Colômbia vai celebrar no sábado (29) a beatificação da madre Maria Berenice Duque Hencker, fundadora de três congregações que “viveu a alegria do evangelho de uma maneira radical em toda a sua vida”.

Madre Maria Berenice Duque / Irmãzinhas da Anunciação

A freira nasceu no departamento de Caldas, em 14 de agosto de 1898, e morreu em Medellín, em 25 de julho de 1993. Sua beatificação foi autorizada pelo papa Francisco em 13 de outubro de 2021.

A cerimônia acontecerá em Medellín no sábado e será celebrada pelo prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Marcello Semeraro.

Para a irmã Flor María Martínez, da Congregação das Irmãzinhas da Anunciação, a beatificação de fundadora “deixa uma mensagem de paz, de alegria, de compromisso cristão”.

“Em todos os aspectos, madre Berenice era uma mulher da Igreja, que amava muito a Deus, que se entregava a Ele a serviço dos outros e especialmente a serviço dos mais abandonados e esquecidos da sociedade”, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI.

“Foi uma mulher que viveu a alegria do Evangelho de maneira radical em toda a sua vida. Então, acho que a mensagem é que isso também é possível a cada um de nós. Viver e também tornar possível aquela vida de santidade a que o Senhor nos convida”, disse.

As fundações de madre Maria Berenice

As Irmãzinhas da Anunciação são a primeira congregação fundada pela futura beata em 1943. Trabalham “de modo especial com crianças, jovens e famílias; também nas paróquias, nas escolas, temos internatos, em alguns lugares de missão”, disse irmã Flor Maria.

Em 1957, fundou as Irmãs Franciscanas Missionárias de Jesus e Maria, que se dedicam ao trabalho pastoral nos lugares de missão.

Em 1964, fundou os Irmãos Missiona´rios da Anunciação, o ramo masculino que trabalha “nos lugares vulneráveis da sociedade, da infância desamparada, também se projetam no trabalho com os presos, com as pessoas marginalizadas da sociedade”.

Além disso, afirmou a religiosa, há um trabalho apostólico com “um grupo de leigos que se unem ao nosso carisma e à nossa espiritualidade eucarística e mariana”.

Isto, graças ao fato de que no final de 1965 a futura beata concebeu "a ideia de organizar os Leigos Anunciados, preparando-os espiritualmente no carisma da Anunciação, para realizar missões apostólicas e servir de apoio à missão das Irmãzinhas".

Irmã Flor Maria Martínez afirmou que “a ideia é que em cada comunidade onde estamos haja um pequeno grupo de leigos anunciando e que eles também sejam fortalecidos na fé; e que, vivendo das fontes da espiritualidade Anunciata, são evangelizadores na Igreja”.

Dentro dos leigos estão "os grupos das Juventudes Anunciatas, que são os jovens das nossas obras educativas, das comunidades onde estamos presentes" e que "trabalham a partir da espiritualidade eucarística e mariana das Irmãs da Anunciação".

Preparação para a beatificação

A religiosa destacou à ACI Prensa que durante essas semanas foram realizadas "várias atividades de caráter espiritual e congregacional", especialmente em Medellín, onde está localizada a casa mãe da congregação.

Uma dessas atividades foi o encontro de vida religiosa que aconteceu em 22 de outubro, em organização com a arquidiocese de Medellín, “no convento, na Casa Mãe”.

Hoje (27), “várias irmãs vão professar os votos perpétuos” e serão celebradas as bodas de ouro e prata da vida consagrada de algumas religiosas.

Mais em

Finalmente, irmã Flor Maria disse que, no dia seguinte à beatificação, “haverá uma Eucaristia de ação de graças na Casa Mãe de Medellín”.

Confira também: