O papa Francisco respondeu à carta de María Belén Marín, uma menina que lhe escreveu para contar que recebeu sua primeira comunhão na festa de santa Maria Goretti e que graças a ela aprendeu “a amar muito Jesus”.

María Belén tem sete anos e vive em Rionegro, no departamento colombiano de Antioquia. Ela é a mais velha de três irmãos.

A mãe da menina, Carolina Urrego,  disse ao site colombiano Mioriente.com que, desde os cinco anos, sua filha “começou a admirar muito santa Maria Goretti, uma menina que morreu por defender sua pureza”. A criança tem um quadro da santa em seu quarto.

María Belén também aprendeu com a santa italiana a devoção à Eucaristia. Carolina Urrego contou que sua filha viu em um filme que Maria Goretti "recebe sua primeira comunhão com muito amor".

“Um dia, depois de ver o filme, Belén nos perguntou quando poderia receber Jesus em comunhão. Desde então, ficou com ansiosa para receber a primeira comunhão”, acrescentou.

Em 6 de julho de 2021, na festa de santa Maria Goretti, María Belén fez a primeira comunhão.

A menina, então, perguntou “se poderia escrever uma carta ao papa Francisco”.

Em agosto, um padre amigo da família avisou que ia para Roma. “Então, aproveitamos para incentivar Belén a cumprir seu propósito de escrever ao Santo Padre para enviar a carta com este amigo. Fizemos isso e no dia 8 de setembro o padre viajou para Roma”, contou a mãe.

A carta diz:

“Querido papa, sou María Belén. Tenho sete anos. No ano passado, na festa de santa Maria Goretti, fiz minha primeira comunhão. Ela é minha grande amiga que me ajudou a amar muito Jesus. Há algum tempo que queria te enviar uma saudação e dizer que eu te amo muito. Rezarei muito por ti e pela Igreja”.

Em 10 de outubro, chegou uma carta do Vaticano.

"Recebemos uma carta endereçada a María Belén", lembrou a mãe. “Não entendemos por que estava chegando uma correspondência no nome dela. Ficamos emocionados ao abrir o envelope e vermos o papel timbrado da Nunciatura Apostólica da Colômbia”.

A carta é datada de 15 de setembro e assinada pelo assessor de assuntos gerais do secretário de Estado, monsenhor Luigi Roberto Cona.

O texto diz: “Querida María Belén. Com uma carinhosa carta, você se dirigiu ao Santo Padre, tornando-o participante de sua fé e alegria ao receber Jesus Sacramentado pela primeira vez”.

“Sua Santidade Francisco aprecia muito este gesto de proximidade e confiança, confiando-a à nossa Mãe Celeste para ajudá-la a crescer no amor por Cristo na Eucaristia”.

“Com estes sentimentos, concede-lhe de coração a implorada bênção apostólica, que com satisfação estende à sua família, catequistas e demais entes queridos. Aproveito esta oportunidade para expressar a vocês o testemunho de minha consideração e estima em Cristo”, conclui a carta.

María Belén também recebeu um terço e uma imagem do papa Francisco. Em declarações a Blu Radio, ela disse que se sentiu muito feliz. “Foi maravilhoso que o papa pôde me responder. Rezei muito para uma santa que é muito amiga minha, que é Maria Goretti, e para a Virgem Maria", disse.

Confira também:

Mais em