O manto oficial de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022 foi apresentado na noite de ontem (6), durante missa celebrada pelo arcebispo Alberto Taveira na basílica santuário de Nazaré, em Belém (PA). Neste ano, o manto representa a “Rosa Mística, que procura apresentar a singeleza de Nossa Senhora Mãe e Mestra”, afirmou a arquidiocese de Belém.

A apresentação do manto é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis. A peça é sempre revelada na quinta-feira que antecede a grande procissão do segundo domingo de outubro. Este manto vai revestir a imagem da Virgem de Nazaré até as vésperas do Círio de 2023.

Segundo explicação do manto publicada pela arquidiocese de Belém, a peça possui “cores suaves”, que representam “a ternura de Nossa Senhora, representada pela Rosa Mística e pelo Lírio Mimoso”.

 

Na parte posterior, a Rosa Mística é o símbolo central, contornada por doze estrelas “que nos lembram os doze Apóstolos do Cordeiro”. “A mesma Rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada Rosa Mística na Ladainha a ela dedicada”, afirma. Destaca ainda que Maria “é Mãe da Igreja que cuida como uma rosa de ternura e carinho, mas também que nos ensina a superar os espinhos que a vida oferece, pois sabemos que na vida cristã não há espinhos sem rosas”.

Maria, como Mestra e Mãe do Bom Conselho, orienta para o céu, “simbolizado no azul suave no topo do manto, que só é alcançado através de seu filho Jesus”. “De fato, a beleza da Rosa repousa no branco da Eucaristia, cercado de raios luminosos, pois Maria nos conduz necessariamente a Jesus Cristo, na luz de sua Morte e Ressurreição”, diz o texto da arquidiocese. Além disso, “quem nos conduz nesse percurso é o Espírito Santo”, presenta no manto acima da rosa.

Na parte da frente do manto estão os “lírios mimosos, delicadeza de sua Concepção e Vida Virginal, assim como as rosas também presentes”. O broche “apresenta o Cordeiro Imolado, cuja entrega na Cruz e sua Ressurreição, nos dá a Salvação e a vida em plenitude”. “Assim, Maria, Mãe e Mestra, nos conduz a Jesus, ensinando o caminho para a santidade”, afirma o texto, assinado por dom Alberto Taveira.

“Deixemo-nos envolver por este manto, permitamos que as cordas do amor de Deus nos prendam a Jesus e Maria! Nada nos afaste do centro de nossa fé e da devoção à Senhora de Nazaré, Mãe e Mestra da Igreja e de nosso povo paraense”, conclui.

O manto deste ano foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha.

Procissões reúnem multidão

Na quarta-feira (5), aconteceu a primeira procissão do Círio de Nazaré, o “Traslado dos Carros”. Dez mil pessoas seguiram o percurso de cerca de 5 km entre a basílica santuário de Nazaré e o galpão da companhia Docas do Pará.

Hoje (7) de manhã teve início o tradicional Traslado para Ananindeua e Marituba, após missa celebrada pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, às 7h, na basílica santuário.

A procissão saiu às 8h da basílica e percorre 50 km até a igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua. A duração prevista é de 10 horas. Segundo o site oficial do Círio, durante esse trajeto, a procissão deve envolver cerca de 1,3 milhão de pessoas.

Após a chegada do traslado, o arcebispo emérito de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, celebrará a missa às 19h, que abre a noite de vigília até a celebração preparatória para a Romaria Rodoviária, que sai no sábado de manhã rumo a Icoaraci.

O momento alto do Círio acontecerá no domingo (9), o segundo domingo de outubro, quando tradicionalmente milhões de pessoas seguem a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém.

A programação do Círio de Nazaré segue até o dia 24 de outubro e pode ser conferida AQUI.

Confira também:

Mais em