O novo filme Blonde (Loira), sobre a vida da atriz Marilyn Monroe, retrata o sofrimento dela por causa dos abortos que fez e foi criticado pela indústria americana do aborto por causa disso.

Estrelado por Ana de Armas e disponível na plataforma de streaming Netflix, o filme é uma versão cinematográfica do romance homônimo escrito por Joyce Carol Oates.

Em uma das cenas há um diálogo entre Norma Jeane Mortenson, nome verdadeiro de Marilyn Monroe e o bebê que tinha no útero.

“Você não vai me machucar desta vez, né? Você não vai fazer o que fez da última vez", diz o bebê, ao que Monroe responde: "Eu não queria fazer isso".

Em outro momento, vendo-se aplaudida e bem-sucedida, Marilyn Monroe sussurra para si mesma "por isso matou o seu bebê”.

O filme foi alvo de repúdio pela indústria do aborto.

Num comunicado enviado à revista americana Variety, Caren Spruch, diretora nacional de compromisso com as artes e entretenimento da multinacional de aborto Planned Parenthood, disse que "é uma pena que os criadores de Blonde tenham escolhido contribuir para a propaganda contra o aborto e estigmatizar as decisões de cuidados de saúde das pessoas".

A plataforma pró-vida americana Students for Life disse através de suas redes sociais que na indústria do aborto “estão com raiva porque a verdade do aborto está sendo mostrada ao público”.

"Embora haja rumores de que Monroe fez vários abortos em sua vida, apenas dois foram incluídos no filme, ambos forçados", disse Students for Life.

 

O filme, disse, "mostra Marilyn sendo drogada e levada para o hospital, fugindo da mesa de operação e sonhando acordada em salvar seu bebê".

“A Planned Parenthood e a moda de Hollywood não suportam ver nenhuma representação negativa do aborto na grande mídia, especialmente a coerção, a angústia e o trauma que Blonde mostra que Monroe experimentou”.

A plataforma pró-vida americana disse que “a dor e o arrependimento que as mulheres sentem depois do aborto são 100% reais”.

"Das mulheres que fizeram abortos, 64% foram pressionadas por outras pessoas a fazer um aborto e 67% se sentiram apegadas ao bebê antes do aborto", acrescentou.

"O aborto é um trauma e, pela primeira vez, um filme comercial mostra isso", concluiu.

Confira também:

Mais em