Com o tema "Acompanhando as famílias em um mundo desafiador", o México sediará novamente o Congresso Mundial das Famílias, depois de 18 anos. O evento reunirá líderes em favor da vida e da defesa da família natural do dia 30 de setembro a 2 de outubro.

O Congresso Mundial das Famílias é um evento internacional e inter-religioso que nasceu nos EUA em 1997, para promover e defender a família natural, composta por um homem e uma mulher com seus filhos, como pilar da sociedade.

No site, o XIV Congresso Mundial das Famílias afirmou que o objetivo do evento é "unir e equipar líderes, organizações e famílias", a fim de "afirmar, celebrar e fortalecer a família como o ambiente fundamental e natural chave para o florescimento de indivíduos maduros e sociedades sustentáveis”.

“A família é o nosso habitat natural, a primeira comunidade de vida, um espaço de pertença, acolhimento e encontro”, e é onde “se descobre a beleza da vida e se fundamenta a esperança de um mundo melhor”, disse.

Os organizadores disseram que embora a família permita o desenvolvimento e a humanização das pessoas “como nenhuma outra instituição” e “nos impulsione à plenitude”, atualmente “não está imune ao conflito e ao sofrimento”.

“Não há famílias perfeitas; há famílias mais ou menos funcionais. Uma série de desafios e anseios, de circunstâncias internas e externas, colocam seus integrantes à prova dia a dia, para as quais normalmente não estamos suficientemente preparados”, diz o site oficial do evento.

Perante esta realidade, o congresso tem a missão de “acompanhar as famílias no desenvolvimento integral e pleno dos seus membros” para contribuir para o bem-estar pessoal e social.

O evento oferecerá workshops, orientação familiar e exposições onde especialistas darão ferramentas para fortalecer a família, ajudar a enfrentar os “desafios em casa” e contribuir para o crescimento pessoal.

O Congresso contará com mais de 50 palestrantes nacionais e internacionais de mais de 20 nacionalidades, que são, conforme o site, “especialistas, políticos, líderes sociais e religiosos na área do matrimônio, família e liberdade religiosa”.

Entre os representantes católicos estão o cardeal Gerhard Müller, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé; cardeal Carlos Aguiar Retes, arcebispo primaz do México; e Antonia Salzano, mãe do beato Carlo Acutis.

O congresso terá a participação de padres católicos especialistas na formação de matrimônios e famílias no México, como padre Adolfo Güémez, padre Ángel Espinosa de los Monteros e padre Guillermo Serra.

Os líderes internacionais incluem Jason Evert, fundador do Chastity Project; Sharon Slater, presidente da Family Watch International; Jim Daly Autor, locutor e presidente do Focus on the Family; Allan C. Carlson, ex-presidente do Howard Center For Family, Religion & Society; a pediatra Meg Meeker, entre outros.

O Congresso contará com a participação de mais de 1,2 mil instituições e contará com o apoio de importantes organizações pró-família e pró-vida no México e no mundo.

Estes incluem a Organization of the Family, Rede Família, Família Unida, Juntos por México: União Nacional de Movimentos Católicos, FAPACE México, USEM UNIAPAC México, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Global Center for Human Rights e CitizenGO.

O evento acontecerá presencialmente de 30 de setembro a 2 de outubro de 2022 no centro de convenções Expo Santa Fe, na Cidade do México.

Para se inscrever ou para mais informações, você pode acessar: https://wcfmexico.org/

Confira também:

Mais em