O governo de Daniel Ortega na Nicarágua ordenou que a polícia faça uma "investigação" contra o bispo de Matagalpa, dom Rolando José Álvarez Lagos, alegando que ele tentou "organizar grupos violentos" para perturbar a paz e desestabilizar o governo.

Dom Álvarez, hoje ameaçado de prisão, é um dos bispos mais críticos do governo de Ortega por causa dos abusos e violações de direitos humanos cometidos.

Em nota de imprensa publicada na sexta-feira (5), a Polícia da Nicarágua acusou autoridades da Igreja Católica em Matagalpa, e especificamente dom Álvarez, de “usar a mídia e as redes sociais” para tentar “organizar grupos violentos, incitando-os a levar atos de ódio contra a população, causando um clima de ansiedade e desordem, alterando a paz e a harmonia na comunidade”.

 

Tais ações têm "o objetivo de desestabilizar o Estado da Nicarágua e atacar as autoridades constitucionais", continua a nota.

A polícia da ditadura de Ortega anunciou que já “começou um processo de investigação, a fim de apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos”.

A nota acrescenta que "as pessoas sob investigação permanecerão em suas casas".

Dom Álvarez, além de seis sacerdotes e seis leigos, estão cercados por policiais de choque desde quarta-feira (3), e estão detidos na Cúria Episcopal de Matagalpa desde sexta-feira passada (5), quando foram impedidos de sair para celebrar missa.

O governo de Ortega também ordenou o fechamento violento de oito estações de rádio católicas na segunda-feira (1º)

Num vídeo publicado nas redes sociais, dom Álvarez disse durante uma homilia recente que não sabe "por que" ele pode estar sendo investigado, mas que a polícia deve "estar fazendo suas próprias conjeturas".

“Aqui estamos reunidos e detidos. Estamos sempre com força interior, paz em nossos corações e a alegria que o Ressuscitado nos dá, a alegria de quem nos diz coragem, sou eu, não tenham medo”, disse Álvarez.

Ele também pediu aos fiéis que não tenham medo e mantenham viva a esperança em Cristo.

“Lembrem-se queridos irmãos, o medo paralisa, a desesperança auto sepulta e o ódio é a morte do coração. Ao ódio se responde com amor, ao desespero com esperança viva e ao medo com a força e a coragem que o Cristo glorioso e ressuscitado, o Cristo da Igreja, nos dá”, continuou Álvarez.

Álvarez concluiu dizendo que “os seis sacerdotes e os seis fiéis leigos que estão conosco detidos em nossa Cúria Episcopal de Matagalpa confiamo-nos à Santíssima Virgem”.

“Estamos querendo, com nossas pobres e limitadas forças, carregar esta cruz, renunciar a nós mesmos”, acrescentou.

Confira também:

 

Mais em