O arcebispo de Guadalajara, México, cardeal José Francisco Robles Ortega, falando no domingo (31) sobre um suposto milagre eucarístico em sua arquidiocese disse que o caso é "muito sério, porque é o maior sacramento de nossa fé, onde nós estamos certos, temos certeza da presença real e viva de Jesus Cristo na Eucaristia".

“É muito delicado que algum elemento extraordinário seja registrado ou oficializado sem que a autoridade eclesiástica conheça o fato, revise os detalhes que devem ser revistos para dizer que é um ato sobrenatural, prodigioso, um milagre”, disse.

O cardeal disse que "até o momento não recebi nenhum comunicado do pároco, nem do padre que dirigia a oração, nem dos próprios fiéis que viveram o que viram".

"Absolutamente ninguém se aproximou de mim para dizer 'aqui está o fato, a evidência que temos, você nos diga'. Ninguém se aproximou de mim", disse.

O suposto milagre eucarístico teria ocorrido na sexta-feira, 22 de julho, na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Zapotlanejo.

Vídeos divulgados nas redes sociais parecem mostrar que a eucaristia “bate” ou “palpita”, como se fosse um coração, diante dos fiéis reunidos em um momento de adoração eucarística.

 

O padre Carlos Spahn, que celebrou a missa anterior e a adoração eucarística, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em 26 de julho, que o que se vê nos vídeos é “autêntico” e que “mostra origem divina”.

Spahn é um padre argentino, fundador e superior da Família Religiosa do Imaculado Coração e Divina Misericórdia (FRICYDIM), que estava de passagem pela paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Em suas declarações de domingo (31), o cardeal Robles Ortega advertiu: "Imaginem que alguém crie um possível cenário de milagre e depois a autoridade simplesmente o declare, e então fique provado que é uma montagem vil".

“Onde fica a seriedade do tema, a presença real de Jesus Cristo e onde está a autoridade da Igreja?”, questionou, alertando que “o assunto é muito delicado e sério”.

Robles Ortega disse que "até agora não tenho elementos para me pronunciar" sobre a autenticidade ou falsidade do suposto milagre eucarístico.

"Eu teria que fazer uma investigação minuciosa para comprovar do que se trata", disse ele.

Robles Ortega disse que “há vídeos de tantas coisas e tantas coisas podem ser criadas que parecem reais e não são”.

“É muito delicado, joga com o sentimento, com a fé do povo, desacredita a autoridade, a seriedade da Igreja”, lamentou.

O cardeal também destacou que "para a Igreja, em cada Eucaristia que se celebra, Jesus torna-se real e verdadeiramente presente no pão consagrado e no vinho consagrado, independentemente de que sangre, de que palpite ou não palpite”.

“O milagre é esse, que se realize a presença viva de Jesus Cristo e nossa fé não precisa ordinariamente destas manifestações sobrenaturais”, disse. 

Para Robles Ortega “o que se apresenta como milagre eucarístico deve ser verificado com toda a seriedade e toda formalidade”.

Mais em

Confira também: