O papa Francisco deve voar para Iqaluit, no Canadá, na sexta-feira, 29 de julho. A cidade marca a última parada da “peregrinação penitencial” do pontífice de 85 anos ao Canadá antes de retornar a Roma.

Em Iqaluit, o papa se reunirá com sobreviventes da escola residencial Inuit e visitará a Escola Primária Nakasuk.

Ao longo de sua viagem, ele expressou vergonha e tristeza pelo papel de instituições católicas na administração de escolas residenciais do governo canadense para crianças indígenas. As escolas residenciais funcionaram até o final da década de 1990 e visavam afastar as crianças da cultura indígena em que haviam nascido.

Onde fica Iqaluit?

Com 7.740 habitantes, Iqaluit é a capital – e única cidade – de Nunavut, o território mais ao norte e menos povoado do Canadá. A cidade fica em uma grande baía na ilha de Baffin, uma das maiores ilhas do mundo com aproximadamente o mesmo tamanho da Espanha, mas com apenas 10 mil habitantes. Mais de dois terços deles vivem em Iqaluit.

Na língua inuíte local, “Iqaluit” significa “peixe”. O nome refere-se a uma pequena vila na enseada Koojesse na década de 1940, para onde muitos inuítes se mudaram para trabalhar na construção de uma base aérea americana.

A pequena cidade abriga seis escolas, uma faculdade, cinco creches e três postos de gasolina. Os moradores falam inglês e inuktitut, a língua dos inuítes no ártico canadense. A cidade tem sido um centro de pesca importante para o povo inuit durante séculos.

Nunavut, território governado pelos inuits, tem uma população de cerca de 40 mil habitantes. Cerca de 80% são inuit. Em Iqaluit, existem 3,9 mil inuits.

O Papa Francisco ficará no ar por pouco mais de cinco horas durante seu voo da cidade de Quebec para Iqaluit.

Existem católicos em Iqaluit?

Segundo a imprensa oficial canadense, a primeira missão católica em Nunavut foi fundada pelos Oblatos de Maria Imaculada em Chesterfield Inlet em 1912.

Há uma paróquia católica em Iqaluit: Nossa Senhora da Assunção. Segundo o pároco, padre Daniel Perreault, poucos paroquianos são inuítes, informa a agência de notícias Associated Press. Os demais são de diferentes países de pelo menos cinco continentes diferentes. A paróquia recebe mais de 100 pessoas na missa aos domingos.

A diocese de Churchill-Hudson Bay, que cobre a maior parte do território de Nunavut, diz atende aproximadamente 9 mil católicos em 17 paróquias e missões com dois padres diocesanos, cinco padres religiosos e duas irmãs de congregações canadenses, um diácono permanente, um irmão religioso, e três agentes pastorais. O bispo é dom Anthony Wieslaw Krótki.

Por que o Papa Francisco está indo para lá?

O principal motivo da visita do papa a Iqaluit é um encontro particular com alunos das antigas escolas residenciais. Mais de uma dúzia de escolas residenciais operavam no que hoje é Nunavut.

Do ponto de vista prático, o bispo local, Krótki, disse que “Iqaluit também foi escolhido por causa de suas medidas de segurança da aviação, número de quartos de hotel para acomodar estudantes e visitantes e seu acesso à administração política, eclesiástica e de organizações indígenas em Ottawa.”

A Diocese de Churchill-Hudson Bay foi a primeira diocese canadense a pedir desculpas a ex-alunos de uma escola residencial em 1996, disse também o bispo. Junto com outras dioceses no Canadá, a de Churchill-Hudson Bay contribuiu para o Fundo de Reconciliação Indígena Canadense dos Bispos Canadenses.

Iqaluit tinha escolas residenciais?

A Diocese de Churchill-Hudson Bay esteve envolvida na administração de uma escola na área por menos de 15 anos, disse Krótki ao Vatican News, serviço de informações da Santa Sé. Ele falou sobre os impactos positivos e negativos dessa escola.

“Os benefícios educacionais dessa instituição foram comprovados pelo número de ex-alunos que se tornaram líderes em sua sociedade, governo e na área de negociações de reivindicações de terras”, disse ele. “A escola também trouxe alguma dor e sofrimento com os jovens que não moram em casa o ano todo, além de alguns abusos inaceitáveis”.

Mais em

Qual é a agenda do Papa Francisco por lá?

Segundo Nossa Senhora da Assunção, o Papa Francisco chegará às 15h50. EDT na sexta-feira, 29 de julho. Ele partirá para Roma às 18h45. Durante seu tempo lá, ele se reunirá com alunos das antigas escolas residenciais do Canadá.

Após a chegada, o papa irá para a Escola Primária de Nakasuk e terá uma audiência privada no ginásio, disse a paróquia. Ele então participará de um evento público da comunidade ao ar livre fará um discurso. Depois, haverá um “Cântico da Oração do Senhor”.

“Em poucos dias, na presença do papa Francisco, cantaremos esta oração a Deus nosso Pai muito alto”, anunciou o pároco, padre Perreault, no site de sua igreja. “Que este momento seja uma oportunidade real de gentileza mútua e acolhimento para todos os participantes, independentemente de seu lugar e cultura de origem.”

 

Quem mais já visitou Iqaluit?

A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, chefe de Estado do Canadá, e o ex-primeiro-ministro canadense Pierre Elliot Trudeau, pai do atual primeiro-ministro Justin Trudeau, entre outras autoridades, visitaram Iqaluit no passado.

Confira também: