A maioria dos católicos dos EUA desaprova a gestão do presidente Joe Biden e está especialmente preocupada com a ideologia de gênero e os ataques abortistas a igrejas e centros de ajuda para mulheres grávidas, mostra pesquisa feita por EWTN News/RealClear Opinion Research.

O levantamento mostra que Biden perdeu terreno entre os católicos desde a eleição de 2020 e enfrenta uma crescente falta de confiança sobre sua capacidade de resistir ao aumento da inflação nos próximos anos.

O estudo também mostra que uma maioria significativa de católicos é menos propensa a votar em políticos que favorecem a agenda do aborto até o momento do nascimento.

A pesquisa, cujo público-alvo são católicos com direito de voto, foi feita pouco antes da publicação da decisão da Suprema Corte em 24 de junho no caso Dobbs x Jackson Women's Health, que decidiu não existir direito ao aborto, revogando a sentença do processo Roe x Wade, de 1973, que liberou o aborto nos EUA.

Esta é a primeira de três pesquisas que serão feitas com vistas às eleições de 8 de novembro deste ano.

O estudo foi feito com 1.757 potenciais eleitores católicos, que foram consultados sobre temas de fé e política em espanhol e inglês. A sondagem tem um nível de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, 59% dos católicos acham que os EUA estão indo na direção errada. A taxa é de 45% entre católicos latinos e de 68% entre os demais.

45% dos católicos têm uma atitude favorável a Biden, enquanto 53% têm uma posição desfavorável. Em outubro de 2020, segundo a última pesquisa de EWTN/RealClear, Biden tinha o apoio de 52% dos católicos em sua corrida eleitoral contra Donald Trump.

O estudo mostrou ainda que há uma diferença significativa entre a maneira como os católicos brancos e não-brancos veem Biden. A aprovação de Biden entre os católicos brancos é de 36%, 59% entre os católicos hispânicos e 72% entre os católicos negros.

89% dos católicos viram suas finanças sofrerem impacto da inflação. 36% culpam o presidente dos Estados Unidos pela situação, enquanto 33% culpam a guerra na Ucrânia e a desaceleração global. 25% consideram que ambos têm igual responsabilidade.

A pesquisa apurou que a Suprema Corte é a instituição federal mais valorizada, com 56% de aprovação, contra 36% de reprovação.

Uma maioria plural de católicos dos EUA de 47% mostrou-se a favor de manter a sentença Roe x Wade vigente, contra 42% que preferiam anulá-la. No entanto, uma maioria de 82% foi a favor de acabar totalmente com o aborto ou de impor regulamentações ou limitações que seriam proibidas se Roe x Wade estivesse em vigor. Só 18% estão a favor de que o aborto esteja disponível para as mulheres por qualquer razão em qualquer momento da gravidez.

68% foram a favor de que as mulheres menores de 18 anos deveriam ter permissão de seus pais para se submeter a um aborto, e 65% das pessoas que responderam reconhecem que o aborto está em conflito com a doutrina da Igreja Católica.

A pesquisa também descobriu que 60% dos católicos são menos propensos a apoiar um candidato político que apoia o aborto até o nascimento, em comparação com apenas 32% que disseram que isso os tornaria mais propensos a apoiar um candidato.

Além disso, 82% dos católicos foram a favor de apoiar um candidato que promove a liberdade religiosa e 74% foram a favor de aumentar a segurança nas fronteiras.

A pesquisa revela que 90% dos católicos acreditam que os pais de crianças da educação infantil ao ensino médio deveriam ter mais informações sobre o que seus filhos aprendem na escola.

A grande maioria dos católicos, 67% contra 22%, é contra meninos que competem contra meninas nos esportes.

67% dos católicos contra 23% são contra meninos que compartilham banheiros e vestiários com meninas.

84% dos católicos também disseram estar preocupados com ataques a igrejas, e 81% manifestaram preocupação com o vandalismo contra clínicas pró-vida.

75% dos católicos mostraram preocupação pela destruição de estátuas de católicos famosos, enquanto 72% manifestaram preocupação com o sentimento anticristão no país e 71% estão preocupados com protestos fora das casas dos juízes da Suprema Corte.

Mais em

As práticas devocionais católicas, segundo a pesquisa, não mudaram desde as pesquisas de 2020 da EWTN News/RealClear Opinion Research.

50% acreditam na Presença Real de Jesus na Eucaristia, enquanto 38% dos católicos nos Estados Unidos veem o pão e o vinho como meros símbolos. 20% aceitam todos os ensinamentos da Igreja Católica.

As próximas pesquisas da EWTN News/RealClear continuarão a estudar o voto católico antes das eleições de novembro deste ano, em temas como aborto, economia, escolas, famílias e fé.

Para acessar à pesquisa, você pode clicar AQUI.

Confira também: