O papa Francisco aprovou a canonização do beato Artêmides Zatti, leigo professo da Sociedade Salesiana de São João Bosco. Enfermeiro, o ítalo-argentino Zatti dedicou sua vida a cuidar dos doentes.

Artêmides Zatti nasceu na Itália, mas emigrou para a Argentina com sua família em 1897, aos 16 anos. Aos nove anos, Zatti já ajudava os pais trabalhando como lavrador.

Quando jovem, Zatti frequentou uma paróquia dirigida pelos salesianos de dom Bosco em Bahía Blanca. Aos 20 anos, ingressou na candidatura para ser padre salesiano.

Enquanto morava na comunidade salesiana, Zatti contraiu tuberculose depois de cuidar de um jovem padre com a doença.

Um dos padres salesianos, enfermeiro, sugeriu que Zatti rezasse por intercessão de Maria Auxiliadora. O futuro santo fez-lhe uma promessa de que, se fosse curado, dedicaria sua vida a ajudar os doentes.

Zatti foi curado da tuberculose e contou sobre o ocorrido: "Eu acreditei, prometi, fui curado".

Zatti abandonou a ideia do sacerdócio e tornou-se coadjutor salesiano, cargo leigo, para poder dedicar-se ao serviço na área de saúde.

Em 1915, aos 35 anos, Zatti tornou-se diretor do hospital salesiano de Viedma, cidade do centro da Argentina. Dois anos depois, ele também se tornou o gerente da farmácia e recebeu sua permissão para trabalhar como enfermeiro.

Zatti viajava para os arredores de Viedma e a cidade vizinha de Carmen de Patagones para cuidar dos necessitados, e sua fama de enfermeiro santo se espalhou por toda a região.

Em 1950, Zatti começou a apresentar sinais de câncer no fígado. Em 15 de março de 1951, aos 70 anos, morreu de doença.

O milagre atribuído à intercessão de Artêmide foi a cura de um filipino que estava morrendo por causa de um acidente vascular cerebral isquêmico.

Segundo a Congregação para as Causas dos Santos, a cura ocorreu em 24 de agosto de 2016, na cidade de Tanauan, na província de Batangas, nas Filipinas.

Em 11 de agosto de 2016, o homem filipino queixou-se de tontura, ânsia de vômito e dificuldade para andar. Ele foi levado ao pronto-socorro do “Centro Médico Daniel Mercado” na cidade de Tanauan, onde foi internado em estado grave.

Os exames clínicos revelaram um acidente vascular cerebral isquêmico cerebelar direito, complicado por uma grande lesão hemorrágica.

Em 13 de agosto de 2016, o estado de saúde do paciente piorou. Transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI), os médicos recomendaram a cirurgia, mas a operação foi feita porque os familiares não tinham condições financeiras.

A família o levou para casa em 21 de agosto de 2016, o homem recebeu a Unção dos Enfermos e ficou esperando morrer. No entanto, três dias depois, o paciente removeu repentinamente o tubo de alimentação e o oxigênio e pediu permissão para comer. Nos dias seguintes, ele retomou sua vida normal.

O irmão do filipino, salesiano coadjutor em Roma, pediu pela sua recuperação e, no mesmo dia em que foi internado, começou a rezar pela intercessão do beato Artêmides Zatti.

O papa Francisco aprovou em 9 de abril o milagre recebido por intercessão do beato Zatti, abrindo caminho para sua canonização.

Artêmides Zatti será o primeiro salesiano coadjutor a ser declarado santo.

Confira também:

Mais em