O padre Stanley Smolenski, da arquidiocese de Hartford, Connecticut, EUA, interpretou através de passagens bíblicas a relação entre as três aparições marianas mais populares do mundo, em artigo publicado no jornal National Catholic Register, do grupo EWTN ao qual pertence ACI Digital.

Padre Smolenski disse que as várias “aparições da Virgem Maria estão cheias de imagens bíblicas”, pois a Mãe de Deus as usa para comunicar suas mensagens à humanidade.

Nossa Senhora de Lourdes

Padre Smolenski lembrou que a Virgem Maria apareceu em Lourdes, França, com rosas nos pés, um símbolo muito especial e pouco comum que só pode ser entendido a partir da Bíblia.

O padre explicou que “as flores são usadas para embelezar nossas igrejas, casas e jardins” e que embora “as mães recebam buquês de flores no Dia das Mães”, não é comum que sejam colocadas aos pés.

Smolenski lembrou que Nossa Senhora faz as coisas com inteligência e depois de ler a passagem bíblica "Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a paz (Isaías 52,7)", "percebi que Nossa Senhora estava usando imagens bíblicas em suas mensagens", disse ele.

Ele também se perguntou por que a Virgem falou com santa Bernadette na Rocha de Massabielle interpretou o mistério como simbolismo bíblico. “As Escrituras falam de rochas tanto no Antigo como no Novo Testamento” e também de água, disse.

“Moisés feriu um rochedo e a água jorrou (Núm. 20, 11). São Paulo comparou Cristo a essa rocha, mas que dá bebida espiritual (1 Cor. 1, 4). Isso nos leva a Cristo Crucificado, que foi traspassado em seu lado, do qual brotou sangue e água (Jo 19,34), que significa a graça pela qual a Igreja nasce”.

“A Virgem Maria se apresentou a Bernadette como a Imaculada Conceição”, uma devoção que é um exemplo da “Igreja na sua perfeição nascida do coração ferido de Cristo”, disse Smolensk.

A partir destas premissas, o padre disse que "a água milagrosa que brota da Gruta de Lourdes se encaixa muito bem nessa imagem", pois "Cristo amou a Igreja, e se entregou por ela, para santificá-la, tendo-se purificado na lavagem da água pela palavra, para apresentar-se a si mesma, uma igreja gloriosa, que não tivesse mancha nem ruga, nem coisa semelhante, mas que fosse santa e sem mancha (imaculada)”.

Nossa Senhora de Fátima

Padre Smolenski disse que a estrela que fica na parte de baixo do manto de Nossa Senhora de Fátima tem dois significados.

Primeiro, diz, “Estrela” é “Ester” na língua persa, e Ester “foi a rainha judia que salvou seu povo do extermínio no dia 13 do mês hebraico de Adar”. “Isso significa a missão de Maria como uma Ester moderna que salva a Igreja em nosso tempo”, disse ele.

Além disso, significa que a Virgem Maria é a “Estrela da Evangelização”, nome proclamado por são Paulo VI em seu documento de 1975 sobre a evangelização. “Assim como os Reis Magos foram guiados por uma estrela em sua busca por Cristo, Maria é capaz de nos guiar até ele por causa de sua relação materna única com ele”, explicou.

O papa Bento XVI também se referiu a Maria como a estrela dos católicos em sua encíclica de 2007 sobre a esperança cristã. “Quem mais do que Maria poderia ser uma estrela de esperança para nós?”, disse ele.

Por último, o padre Smolenski referiu-se ao milagre do sol de 1917, que recebeu este nome porque durante a aparição da Virgem em Fátima foi possível ver o sol tremer, num tipo de "baile", e afirmou que neste evento se vê uma “renovação milagrosa da terra”.

O milagre "tem os símbolos da época de Noé: chuva, arco-íris e uma nova terra", disse, lembrando que "naquele dia choveu muito em Fátima" e que "durante o milagre do sol, a Cova da Iria estava coberta de várias cores, e que no final, a terra e as roupas do povo foram purificadas na lama e na água”.

“Na história do Antigo Testamento, a antiga população imoral foi substituída pela família temente a Deus de Noé como um novo começo. A Virgem Maria havia dito que no final seu Imaculado Coração triunfará, o que implica outro começo. Tudo isto foi revelado no milagre de Fátima”, destacou.

Nossa Senhora de Guadalupe

Padre Smolenski disse que Nossa Senhora de Guadalupe imprimiu milagrosamente sua imagem quando apareceu a são Juan Diego na colina Tepeyac, no México, e que "é representada com uma túnica rosa decorada com um padrão floral segundo os hieróglifos religiosos astecas, e um manto azulado salpicado de estrelas de acordo com o padrão celeste daquele dia”.

Mais em

Esses símbolos se referem à passagem do livro do Apocalipse: "Eis que faço novas todas as coisas (21,5)", porque "seu manto florido representa a terra e seu manto cheio de estrelas representa o céu".

Para o padre, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu no dia 9 de dezembro, dia seguinte à Festa da Imaculada Conceição, “que comemora a sua completa liberdade do pecado e perfeita santidade para Deus, e prefigura a criação totalmente restaurada para a Glória de Deus Pai".

“Ela certamente derrubou a velha e maligna cultura mexicana, baseada no contínuo sacrifício humano, e a renovou através do Evangelho vivificante de seu Divino Filho”, concluiu.

Confira também: