A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou em 12 de abril a intenção do papa Francisco de viajar ao Cazaquistão, país da Ásia Central, para participar de um congresso inter-religioso. A notícia foi reiterada pelo presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, depois de uma videochamada com o papa.

O patriarca ortodoxo de Moscou, Kirill, também confirmou sua presença ao embaixador do Cazaquistão em Moscou, Yermek Kosherbayev, em 1º de maio, segundo a imprensa local.

Portanto, se as circunstâncias permitirem, o papa Francisco e o patriarca Kirill poderão se encontrar na sétima edição do congresso que reúne os líderes das “religiões tradicionais” e que acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro em Nur-Sultan, capital do Cazaquistão.

O Cazaquistão já havia sido proposto como um possível local neutro para um novo encontro entre o papa Francisco e o patriarca ortodoxo Kirill de Moscou.

Havia a possibilidade de ambos se encontrarem anteriormente na Terra Santa, aproveitando a visita do papa Francisco ao Líbano em junho, mas é provável que esta viagem seja adiada devido aos problemas de saúde do papa Francisco.

Em dezembro de 2021, o papa disse no avião de volta a Roma, depois de concluir sua viagem apostólica a Chipre e Grécia, que havia “um encontro com o patriarca Kirill num horizonte não muito distante”.

Durante uma entrevista ao jornal La Nación, o papa Francisco disse que a sua relação com o patriarca russo “é muito boa” e lamentou que “o Vaticano tenha tido que cancelar um segundo encontro com o patriarca Kirill, que tínhamos agendado para junho em Jerusalém”.

“Mas nossa diplomacia entendeu que um encontro dos dois neste momento poderia levar a muita confusão. Sempre promovi o diálogo inter-religioso. Quando eu era arcebispo de Buenos Aires, reuni cristãos, judeus e muçulmanos em um diálogo fecundo. Foi uma das iniciativas de que mais me orgulho. É a mesma política que promovo no Vaticano”, explicou Francisco.

Em entrevista concedida em 4 de maio ao jornal italiano Corriere della Sera, o papa Francisco explicou que "falei com Kirill por 40 minutos via Zoom", referindo-se à reunião de 16 de março em que ambos tiveram que falar sobre a guerra na Ucrânia.

“Nos primeiros vinte minutos, com um pedaço de papel na mão, ele me leu todas as justificativas para a guerra. Eu escutei e disse: eu não entendo nada disso. Irmão, não somos clérigos do Estado, não podemos usar a linguagem da política, mas a de Jesus. Somos pastores do mesmo povo santo de Deus”, disse.

“Por isso devemos buscar caminhos de paz, cessar o fogo das armas. O patriarca não pode se tornar o coroinha de Putin", disse Francisco. A igreja Ortodoxa Russa criticou o uso do termo pelo papa e disse que o uso desse tom pode prejudicar o ambiente de diálogo que os líderes querem estabelecer.

Por sua parte, Kirill disse que “quando nos encontramos em Cuba em 2016, eu disse a ele que nos encontramos na hora e no lugar certos. E embora nossa conversa agora ocorra por meios de comunicação à distância, estou convencido de que voltamos a nos falar no momento certo”.

O patriarca russo se referia ao histórico encontro em Havana, Cuba, em 12 de fevereiro de 2016, onde após o encontro privado, os líderes religiosos assinaram uma declaração e dirigiram algumas palavras sobre este importante evento.

O encontro histórico aconteceu no aeroporto José Martí, em Havana, e foi a primeira vez que o patriarca Kirill concordou em se encontrar com um papa.

Confira também: